Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Sena, Lílian de Sousa | - |
Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Andréa Pestana | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Aline de | - |
Autor(es): dc.creator | Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13109 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13109 | - |
Descrição: dc.description | Analisar o contexto educativo, numa perspetiva inclusiva, requer uma reflexão sobre as tecnologias digitais como potenciadoras da aprendizagem e da inclusão social, digital e educativa. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, é um estudo de caso (Yin, 2001) que traz um recorte de três experiências educacionais com o uso da ferramenta Word Cloud, em três escolas localizadas em duas cidades do Maranhão, Timon e a capital São Luís, com alunos surdos e não surdos matriculados no ensino médio, visando compreender as contribuições desse recurso para a aprendizagem e inclusão educacional. Os instrumentos utilizados foram análise bibliográfica e entrevistas com a equipe. A partir da análise do material empírico, ancorado nos autores que referenciam este estudo, verifica-se que a apropriação de tecnologias e o desenvolvimento de habilidades digitais ainda é um processo lento nas instituições públicas de ensino, mas também se observa que a dedicação dos professores minimiza a lacuna deixada pela ausência de recursos materiais. Os resultados mostram que a infraestrutura tecnológica, a formação continuada dos professores e as condições socioeconômicas da comunidade escolar interferem no desempenho dos alunos quanto às possibilidades de diálogos e aprendizagem com as tecnologias digitais. | - |
Descrição: dc.description | Analyzing the educational context, from an inclusive perspective, requires a reflection on digital technologies as enablers of learning and of social, digital, and educational inclusion. This research, of qualitative nature, is a case study (Yin, 2001) that brings a clipping of three educational experiences with the use of the Word Cloud tool, in three schools located in two cities of Maranhão, Timon and the capital São Luís, with deaf and non-deaf students enrolled in high school, aiming to understand the contributions of this resource for learning and educational inclusion. The instruments used were bibliographic analysis and interviews with the staff. From the analysis of the empirical material, anchored in the authors that reference this study, it appears that the appropriation of technologies and the development of digital skills is still a slow process in public educational institutions, but it is also observed that the teachers’ dedication minimizes the gap left by the absence of material resources. The results show that the technological infrastructure, the continuing education of teachers, and the socioeconomic conditions of the school community interfere with student performance, regarding the possibilities of dialogues and learning with digital technologies. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/octet-stream | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão | - |
Relação: dc.relation | https://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/vjshr/article/view/27 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiências educativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão de pessoas surdas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational experiences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion of deaf people | - |
Título: dc.title | O uso da nuvem de palavras como estratégia de inclusão e inovação pedagógica | - |
Título: dc.title | The use of word cloud as a strategy for inclusion and pedagogical innovation | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: