Educação e classes sociais em Portugal: continuidades e mutações no século XXI

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAbrantes, Pedro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:52:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:52:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13066-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13066-
Descrição: dc.descriptionA relação entre educação e estrutura de classes esteve no âmago do projeto sociológico, desde a sua génese. O objetivo deste artigo é retomar algumas das suas principais teorias e resultados, à luz das transformações que têm atravessado a sociedade portuguesa ao longo das últimas décadas. Essas mudanças têm sido tão profundas que, por vezes, se tem colocado em causa o próprio potencial heurístico do conceito de classe social ou, pelo menos, a sua relação com a escolaridade. Este artigo serve, portanto, para clarificar a importância desta relação, bem como explorar variações recentes na sua configuração. Após uma revisão da literatura nacional e internacional, apresenta-se e discute-se um conjunto de dados empíricos, resultantes do European Social Survey, comparando os resultados de 2002 e 2018.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCIES, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa-
Palavras-chave: dc.subjectEstrutura social-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdades-
Palavras-chave: dc.subjectSistema educativo-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas educativas-
Título: dc.titleEducação e classes sociais em Portugal: continuidades e mutações no século XXI-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.