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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Abrantes, Pedro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:52:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:52:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13066 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13066 | - |
Descrição: dc.description | A relação entre educação e estrutura de classes esteve no âmago do projeto sociológico, desde a sua génese. O objetivo deste artigo é retomar algumas das suas principais teorias e resultados, à luz das transformações que têm atravessado a sociedade portuguesa ao longo das últimas décadas. Essas mudanças têm sido tão profundas que, por vezes, se tem colocado em causa o próprio potencial heurístico do conceito de classe social ou, pelo menos, a sua relação com a escolaridade. Este artigo serve, portanto, para clarificar a importância desta relação, bem como explorar variações recentes na sua configuração. Após uma revisão da literatura nacional e internacional, apresenta-se e discute-se um conjunto de dados empíricos, resultantes do European Social Survey, comparando os resultados de 2002 e 2018. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | CIES, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estrutura social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas educativas | - |
Título: dc.title | Educação e classes sociais em Portugal: continuidades e mutações no século XXI | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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