Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lozano, Rodrigo | - |
Autor(es): dc.creator | Barreiro-Gen, María | - |
Autor(es): dc.creator | Pietikäinen, Janna | - |
Autor(es): dc.creator | Gago-Cortés, Carmen | - |
Autor(es): dc.creator | Favi, Claudio | - |
Autor(es): dc.creator | Jiménez-Munguía, María-Teresa | - |
Autor(es): dc.creator | Mónus, Ferenc | - |
Autor(es): dc.creator | Simão, João | - |
Autor(es): dc.creator | Benayas del Alamo, Javier | - |
Autor(es): dc.creator | Desha, Cheryl | - |
Autor(es): dc.creator | Bostanci, Sevket Can | - |
Autor(es): dc.creator | Djekic, Ilija | - |
Autor(es): dc.creator | Moneva, Jose M. | - |
Autor(es): dc.creator | Sáenz, Orlando | - |
Autor(es): dc.creator | Awuzie, Bankole | - |
Autor(es): dc.creator | Gladysz, Bartlomiej | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:51:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:51:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13062 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13062 | - |
Descrição: dc.description | Higher Education Institutions (HEIs) have been incorporating sustainability intoeducation and curricula, where recent research has focussed on sustainabilitycompetences, pedagogical approaches, and how to connect them, generally on a sin-gle HEI. The process of integrating sustainability into education based on curriculaassessment has been explained using adoption of innovations; and has the potentialto explain the process of developing competences through pedagogical approaches.The aim of this paper is to investigate this process at academic discipline level. Anonline survey was developed to investigate teaching sustainability competences 13 HEIs, from which 678 responses from educators were obtained. The competencesand pedagogical approaches from the responses were ranked, and then the connec-tions between the competences and pedagogical approaches per discipline wereanalysed using a correlations-based framework, from which three disciplines groupswere created. The groups were categorised using diffusion of innovations theory,which indicated that some disciplines are more innovative than others in adoptingsustainability competence-based teaching. The results are used to propose twoframeworks to better understand the adoption of sustainability competence-basedteaching: (a) the D-RAPID framework; and (b) the Disciplinary Multi-dimensional Sus-tainability Influence Change for Academia (D-MuSICA) memework. The adoption of sus-tainability competence-base education must expand from a single HEI perspective to adisciplinary collaborative one spanning many HEIs, where academic disciplines shouldlearn from each other's insights and mistakes and provide students with more transdisci-plinary skillsets to make societies more sustainable. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Elsevier | - |
Relação: dc.relation | https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/sd.2253 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic disciplines | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education for sustainable development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical approaches | - |
Título: dc.title | Adopting sustainability competence‐based education in academic disciplines: Insights from 13 higher education institutions | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: