A contribuição das abordagens do design educacional para a pesquisa-formação de professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCarolei, Paula-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Lina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:21:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:21:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13035-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34627/leadf.2022.5-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13035-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho investiga a contribuição das abordagens do Design Educacional para a pesquisaformação de educadores a partir da criação e adaptação de artefactos a partir das metodologias do design que podem tornar-se dispositivos formativos e ajudar a desenvolver uma postura mais reflexiva, projetural e protagonista em educadores, apoiando a concretização de ações educacionais. O Design, como campo de conhecimento, que estuda a concretização de projetos, pode dispor de artefactos como frameworks, canvas, personas, cards ou jogos que têm a intenção de dar visibilidade ao pensamento e à complexidade dos processos ajudando a promover a consciência e concretude do que é abstrato e intuitivo, apoiando assim, ações mais estratégicas e viáveis. Apresentamos um quadro relacionando as abordagens do Design e os desafios da pesquisa formação de professores e a proposta de alguns frameworks que estão em desenvolvimento aprimoramento, prototipagem, validação como artefactos de apoio para lidar com esses desafios.-
Descrição: dc.descriptionAção financiada por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherLE@D, Universidade Aberta-
Relação: dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory-
Relação: dc.relationhttp://hdl.handle.net/10400.2/12061-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectDesign educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-formação-
Palavras-chave: dc.subjectArtefactos de design-
Palavras-chave: dc.subjectDesign science research-
Palavras-chave: dc.subjectDispositivos formativos-
Título: dc.titleA contribuição das abordagens do design educacional para a pesquisa-formação de professores-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.