Educação a distância e eLearning em instituições de ensino superior em Moçambique: construindo referenciais de qualidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTumbo, Dionísio-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Lina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:27:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:27:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13033-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34627/leadf.2022.5-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13033-
Descrição: dc.descriptionEste texto, resultando do recorte do projeto de investigação em andamento para os estudos avançados de pós-doutoramento, centra sua a abordagem num Referencial de Qualidade para os Modelos de Educação a Distância e eLearning. Traz uma abordagem do cunho qualitativo operacionalizado pela revisão e análise bibliográfica com a intenção de diagnosticar o panorama da Educação a Distância (EaD) e eLearning para, seguidamente, sugerir um referencial de qualidade que poderá orientar a conceção, governação, práticas e (auto) avaliação dos programas de educação e formação em EaD e eLearning em IES moçambicanas. Entendemos que se trata de um tema bastante pertinente e instigante, pois a experiência que se tem, é que os docentes e investigadores desta modalidade são imigrantes, vindo com suas “trouxas”: teoria e prática de educação presencial, que nestes tempos pandémicos de SARS COV 2, associados aos tempos de cibercultura, começam já a perder sentido. Assim, esperamos apresentar e descrever as principais categorias, em termos de: Perfil dos atores educativos; Organização de cursos de Educação a Distância (EaD) e eLearning; Orientações pedagógicas; Tecnologias de comunicação; Distribuição e mediatização dos conteúdos; Infraestruturas tecnológicas de suporte. Estas tem sido comumente abordadas em vários referenciais de qualidade que tendem inspirar a conceção, acreditação e avaliação prévia e em funcionamento dos cursos e programas oferecidos em EaD e eLearning na Educação Superior.-
Descrição: dc.descriptionAção financiada por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherLE@D, Universidade Aberta-
Relação: dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory-
Relação: dc.relationhttp://hdl.handle.net/10400.2/12061-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjecteLearning-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade-
Palavras-chave: dc.subjectMoçambique-
Título: dc.titleEducação a distância e eLearning em instituições de ensino superior em Moçambique: construindo referenciais de qualidade-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.