
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Bruno, Maria Luiza | - |
| Autor(es): dc.creator | Morgado, Lina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13029 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13029 | - |
| Descrição: dc.description | Artigo produzido no âmbito da Dissertação de Mestrado em Pedagogia do eLearning e apoia do pela FCT: a:ção financiada por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 | - |
| Descrição: dc.description | Day by Day, society is becoming more digital in almost every aspect. Education is also increasingly becoming digitized, considering the acquisition of skills mediated by technology, both in formal and informal learning. In order to recognize the achievement of proficiency in a given competency, it is critical to adopt a digital credential model. Digital credentials are a disruptive model of accreditation, more suited to the digital world we currently find, which can evidence learning through the issuance of a Badge, containing relevant information about the learner, the acquired skill, and the issuing institution. Important aspects to be considered are the interoperability, recognition, and validation of digital credentials between institutions. Badge recognition should be as widely accepted as the scope of technology-supported or technology-based educational activities. This paper presents a study on the main initiatives to implement digital credentials within Europe, considering the policies and guidelines of the European Commission. Based on the report of the experiences and results obtained, it is possible to point out the most relevant aspects and challenges related to the adoption of digital credentials. One of the key lessons learned from this study is the importance of using shared and standard frameworks, whose quality is recognized by all EU member countries, aiming at credential interoperability. Another relevant takeaway is the need to establish a digital credential ecosystem (Rossiter & Tynan, 2019), to overcome the challenges involved in managing, verifying, and sharing badges, considering all stakeholders involved in the digital accreditation process. | - |
| Descrição: dc.description | Our acknowledgements to LE@D - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), from Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | IATED Academy | - |
| Relação: dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | - |
| Relação: dc.relation | https://library.iated.org/download/BRUNO2022LES | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competencies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital credentials | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Badges | - |
| Título: dc.title | Lessons Learned from Initiatives to roll out digital credentials in Europe | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: