Feedback docente em EAD: reflexões sobre um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGuilima, Augusta-
Autor(es): dc.creatorAfonso, Ana Paula-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Lina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:46:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:46:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13027-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.48528/tr7a-j538-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13027-
Descrição: dc.descriptionO feedback tem sido considerado um poderoso instrumento na aprendizagem. No caso do ensino a distância, toma outras dimensões atendendo ao contexto e tipos de interação. A presente comunicação visa analisar o processo de feedback dado pelos professores aos estudantes durante as atividades em regime a distância, durante um semestre, em 7 disciplinas da área de Hisótória, Pedagogia e Psicologia, no quadro da oferta pedagógica do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) de Moçambique. No estudo participaram 8 docentes. A metodologia usada foi o estudo de caso, tendo os dados sido recolhidos através de observação direta não participante e learning analytics da plataforma Moodle. Os dados obtidos foram tratados estatisticamente, tendo sido sujeitos a vários testes (Análise cruzada de dados; Correlação entre as variáveis; Coeficiente de determinação e Modelo de Regressão linear).A análise dos resultados aponta para a existência de três tipos de feedback dado pelos docentes apenas numa das disciplinas estudadas (A): corretivo, motivacional e elaborado. Analisou-se também a relação da existência de feedback dado pelo docente com o aproveitamento final dos estudantes e apenas 42.7% da nota final obtida pelo estudante é explicada pelo feedback recebido na disciplina. Nas restantes disciplinas verificou-se a inexistência da prática de feedback. Os resultados permitem concluir que o feedback realizado de forma eficaz permite alcançar resultados positivos e promover o bom desempenho por parte dos estudantes. Como trabalho futuro, pretende-se aprofundar os resultados obtidos alargando o estudo a outros anos da licenciatura em estudo e complementando a recolha de dados com a realização de entrevistas aos docentes e estudantes.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUA Editora-
Relação: dc.relationhttps://ria.ua.pt/handle/10773/33065-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectDocência a distância-
Palavras-chave: dc.subjectFeedback-
Título: dc.titleFeedback docente em EAD: reflexões sobre um estudo de caso-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.