INCoDe.2030, TIC e bibliotecas digitais: uma proposta de integração curricular no ensino profissional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorReis, Ana-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa Margarida Loureiro-
Autor(es): dc.creatorPestana, Filomena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:14:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:14:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34627/leadf.2022.5-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13013-
Descrição: dc.descriptionProdução científica integrada na investigação do Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta.-
Descrição: dc.descriptionA formação “INCoDe.2030, TIC e Bibliotecas Digitais”, enquanto proposta inédita no ensino secundário português, foi implementada numa turma do curso profissional técnico de multimédia no ano letivo de 2019-2020. Tem subjacente quer os referenciais técnicos, associados aos diferentes tipos de software utilizado, quer à filosofia teórica que suporta a “Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030”, uma iniciativa integrada de política pública dedicada ao reforço de competências digitais. As evidências recolhidas permitem-nos concluir que a metodologia de projeto adotada, privilegiando a promoção do trabalho colaborativo e o desenvolvimento de literacias digitais, da informação e comunicação, se revelou adequada. A formação concretizada resultou ainda em aprendizagens significativas e diferenciadoras, que suscitaram o interesse junto dos alunos e motivaram o seu envolvimento na realização das atividades propostas. Foi possível observar transformações nos atores envolvidos na formação proporcionada, simultaneamente a nível pessoal e coletivo, que acreditamos continuem a ter implicações nas suas aprendizagens.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherLE@D, Universidade Aberta-
Relação: dc.relationhttps://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/12061-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias de Iiformação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências digitais-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos educacionais abertos-
Palavras-chave: dc.subjectLicenças creative commons-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas online-
Título: dc.titleINCoDe.2030, TIC e bibliotecas digitais: uma proposta de integração curricular no ensino profissional-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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