Formação de professores a distância: análise da legislação e da estrutura no contexto brasileiro e português

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Gleice Assunção da-
Autor(es): dc.creatorBarros, Daniela Melaré Vieira-
Autor(es): dc.creatorRamos, Daniela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:09:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:09:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.55777/rea.v1i1.3448-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13007-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho analisa a formação de professores na modalidade a distância no contexto brasileiro e português. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Destacase, neste estudo, que no contexto português a formação inicial de docentes é realizada nas denominadas escolas superiores de educação apenas na modalidade presencial, diferente do contexto brasileiro que tem a oferta dos cursos de Pedagogia e licenciaturas nas diferentes áreas de conhecimento tanto presencial como a distância. Essas diferenças da formação podem ser observadas a partir do histórico da formação de professores e das legislações vigentes. Os resultados e análises do panorama atual sobre as duas realidades pesquisadas, apontam que, embora a educação a distância esteja pautada em objetivos diferenciados com relação a formação inicial de professores, ambas tem um papel significativo na formação continuada destes profissionais, em suas diferentes áreas e modalidades de ensino, contribuindo para a qualificação da docência diante dos desafios e demandas educacionais da contemporaneidade.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores a distância-
Palavras-chave: dc.subjectLegislação-
Título: dc.titleFormação de professores a distância: análise da legislação e da estrutura no contexto brasileiro e português-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.