Pensamento computacional e a formação docente: desafios e possibilidades didáticas com o uso da ferramenta Scratch

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAmaral, Cybelle Cristina Ferreira-
Autor(es): dc.creatorYonezawa, Wilson Massashiro-
Autor(es): dc.creatorBarros, Daniela Melaré Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:22:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:22:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.5585/40.2022.21701-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13004-
Descrição: dc.descriptionO artigo tematiza o processo de apropriação do conhecimento, na disciplina “Pensamento Computacional (PC) e Ciência da Computação para Professores de Ciências e Matemática”, na UNESP/Bauru, em 2021.O objetivo foi relacionar os aspectos teórico-práticos da formação docente com o conceito de PC, sinalizando os desafios e as possibilidades didáticas que seus elementos oferecem ao ensino da Matemática, com o uso do Scratch. O estudo configurou- se pelo movimento lógico-histórico do conceito de PC, apoiando-se em Papert (1986) e Wing (2006), pela apresentação do Scratch e a relação entre o PC e as possibilidades didáticas desenvolvidas pela professora da rede particular e os conhecimentos apreendidos na disciplina. Utilizou-se de uma entrevista semiestruturada no Google Meet, a fim de capturar informações sobre os conteúdos abordados e os discursos inerentes ao processo. Assim, o estudo sinalizou as contribuições do PC, com o uso da ferramenta, à formação continuada e ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento computacional-
Palavras-chave: dc.subjectScratch-
Título: dc.titlePensamento computacional e a formação docente: desafios e possibilidades didáticas com o uso da ferramenta Scratch-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.