
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Marcos, Adérito | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:53:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:53:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12998 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12998 | - |
| Descrição: dc.description | EDULEARN22. Conferência Iternacional, realizada de 4-6 de julho de 2022, em Espanha. | - |
| Descrição: dc.description | The Covid-19 pandemic had the most impact on teaching and learning processes worldwide, particularly considering the traditional universities that base their pedagogic processes on face-to-face teaching. The imposed lockdown implied that suddenly all teaching-learning processes had to move online, which led to increased use of and familiarisation with web conferencing technologies, thus intensifying and driving new ways to learn and communicate while launching new or enforcing existing online learning communities. These online learning practices tend to be adopted after the pandemics, thus establishing unstructured approaches of hybrid pedagogic models integrating both online and face-to-face classroom-based teaching-learning processes. In this paper, we report on online teaching practices during the Covid-19 pandemic in the context of the learning unit Research Methods in Design in the Master Program of Design of the Faculty of Arts and Humanities of the University of Saint Joseph, Macau, China, where we have adopted open distance teaching and learning strategies based on student-student interaction through collaborative learning, asynchronous communication, and continuous assessment. Moreover, based on this experience, we propose a simplified virtual pedagogic model for planning, organising, and implementing university-level (hybrid) online courses by fully exploring the facilities offered by the digital educational technologies in view of the post-pandemic teaching and learning scenarios at a face-to-face university as the University of Saint Joseph. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | IATED | - |
| Relação: dc.relation | https://library.iated.org/view/FERNANDESMARCOS2022OPE | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching practices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Open distance teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogic model | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Virtual pedagogic model | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Post-pandemic teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | University of Saint Joseph in Macau | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Macao | - |
| Palavras-chave: dc.subject | China | - |
| Título: dc.title | Open distance teaching practices in pandemic times: devising a simplified virtual pedagogic model for the University of Saint Joseph in Macau, China | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: