Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Morgado, Leonel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:54:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:54:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12989 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12989 | - |
Descrição: dc.description | Os ambientes de aprendizagem imersivos são espaços onde se coocorrem dois fenómenos complexos: a aprendizagem e a imersão, levantando dificuldades de interpretação e, consequentemente, da liberdade de decisão dos participantes para sua orquestração pedagógica ou de aprendizagem. Neste trabalho apresenta-se uma conceptualização teórica que combina estes fenómenos, com o objetivo de contribuir para a resolução deste problema. Demonstra-se através de cinco casos como esta conceptualização permite novas formas de interpretar e analisar a aprendizagem, para dessa forma concretizar o potencial de impacte sobre a orquestração pedagógica e a regulação da aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | Immersive learning environments are spaces where two complex phenomena co-occur: learning and immersion. This raises interpretation difficulties, and consequently difficulties for free decision-making of participants, towards their learning or pedagogic orchestration. This works presents a theoretical construct that combines these phenomena, with the aim of contributing to solve this problem. It demonstrates, using five cases, how this construct enables new ways to interpret and analyze learning, and thus render concrete its impact potential on pedagogical orchestration and learning regulation | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/octet-stream | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | https://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/vjshr/article/view/32 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientes de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem imersiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientes imersivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imersão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning environments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Immersive learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Immersive environments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Immersion | - |
Título: dc.title | Ambientes de aprendizagem imersivos | - |
Título: dc.title | Immersive learning environments | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: