Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Jacquinet, Marc | - |
Autor(es): dc.creator | Nhaueleque, Laura | - |
Autor(es): dc.creator | Bussotti, Luca | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2027-12-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12985 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12985 | - |
Descrição: dc.description | In the current debates on sustainable development, the methodological discussions of research techniques and traditions have recently opened the issue of indigenous research and methodologies on a wide and global scale. It is a welcome move, and much more remains to be done, especially outside of the realm of English-speaking countries. Therefore, the analysis extends research to new geographical areas and understudied cultures. Consequently, it proposes a reflection on indigenous methodologies based on the integration of indigenous knowledge systems (IKS) and local knowledge of populations impacted by climate change, resettlement policies, cooperation initiatives, indigenous institutions, and public policies. The research is based on the combination of two main approaches: a review of literature complemented by two case studies, one in Northern Mozambique with the Amakhuwa people and another in Aymara Andean societies in Bolivia. In this later case the results can be extended to the proximate culture of the Quichuan communities. The main conclusions are about the indigenous knowledge systems as well as the importance of indigenous methodologies both for research purpose and better policy analysis, implementation, and assessment. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Springer | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indigenous methods | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aymara | - |
Palavras-chave: dc.subject | Institutions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indigenous knowledge systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | Amakhuwa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualitative research method | - |
Título: dc.title | Indigenous knowledge systems and methods against ignorance: two case studies of Amakhuwa in Mozambique and Aymaras in Bolivia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: