Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Sequeira, Rosa Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:49:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:49:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12953 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12953 | - |
Descrição: dc.description | Comunicação apresentada no V Congresso Internacional de Literaturas Comparadas na Universidade de Coimbra em 1 a 4 de junho de 2004. | - |
Descrição: dc.description | A presente reflexão incide na presença da literatura nos meios audiovisuais, muito particularmente através da mediacrítica, isto é, do tratamento crítico da literatura que esses meios proporcionam. Os canais de transmissão do literário de natureza visual e auditiva poderão eventualmente captar e produzir nos estudantes um impacto maior do que o canal de transmissão linguística escrita de que se tem servido tradicionalmente o ensino da literatura. No ensino da literatura como língua estrangeira, eles são muitas vezes preferidos, o que não pode deixar de trazer consequências nos modos de receção e consumo do literário. Um certo movimento de resistência vê nesta situação um simulacro da indústria cultural ao abandonar de vez tudo o que justificava o ensino anterior da literatura apoiada no livro, na leitura solitária e reflexiva. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/draft | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediacrítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de línguas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Título: dc.title | Literatura e mediacrítica na aprendizagem de línguas estrangeiras | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: