Carl Th. Dreyer: o cinema como reportagem e o realismo psicológico

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Autor(es): dc.creatorBello, Maria do Rosário Lupi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:45:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:45:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-29-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12865-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12865-
Descrição: dc.descriptionCarl Th. Dreyer (1889-1968) foi um realizador dinamarquês cuja obra evidencia características clássicas de depuramento formal, contenção e consistência. Embora filmasse predominantemente em espaços interiores e até frequentemente privados, Dreyer proclamava a importância de o cinema "voltar à rua", como forma de reportagem, e de o realizador se assumir como o fotógrafo discreto que capta o real enquanto acontece. Este artigo pretende tratar esta noção, bem como o conceito de "realismo psicológico" a ela associado, com as principais implicações estéticoestilísticas encontráveis na obra de Dreyer, fornecendo alguns exemplos a partir do filme Ordet/A Palavra (1955).-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherLabCom IFP-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria dos cineastas-
Palavras-chave: dc.subjectCarl Th Dreyer-
Palavras-chave: dc.subjectCinema de reportagem-
Palavras-chave: dc.subjectRealismo psicológico-
Título: dc.titleCarl Th. Dreyer: o cinema como reportagem e o realismo psicológico-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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