Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Amante, Lúcia | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Elizabeth | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Maria do Carmo Teixeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:53:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:53:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12863 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12863 | - |
Descrição: dc.description | Textos para apoio ao Módulo 3 - Evaluación digital de aprendizajes do MOOC: El profesor do Sieclo XXI: Aprender a ensiñar con tecnologías | - |
Descrição: dc.description | Los contextos de aprendizaje se han diversificado y ampliado, los recursos digitales se multiplican día a día, aprendemos de múltiples maneras y en múltiples lugares, pero también hay que cambiar la pedagogía, porque sin este cambio la innovación tecnológica servirá de poco. Y, cambiar la pedagogía significa también cambiar la forma de ver la evaluación, tradicionalmente muy vinculada a su función de control y medición y muy poco a su papel formativo. Podemos cambiar la forma de enseñar, cambiar el papel meramente transmisor del profesor, apostando por un profesor que sea "arquitecto" de contextos de aprendizaje, un profesor que conduza a los alumnos en estos contextos, estimulando un proceso de aprendizaje significativo en el que participen activamente. Pero también debemos cambiar la forma de evaluar. De nada sirve utilizar una pedagogía innovadora si al final nos encerramos en formas de evaluación tradicionales, desconectadas de la realidad, que evalúan conocimientos vacíos de significado y de su aplicación. Creemos que cambiar la perspectiva sobre la evaluación es, en gran medida, la clave para el cambio pedagógico más amplio que tenemos que hacer. Necesitamos una pedagogía que esté a la altura de los retos del siglo XXI y en la que enseñar, más que transmitir, sea llevar a los alumnos a aprender. Para ello, es fundamental una nueva Cultura de la Evaluación, que le presentamos en este módulo. | - |
Descrição: dc.description | Erasmus + Programme of the European Union | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Publicador: dc.publisher | Projeto Prof XXI | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | MOOC | - |
Título: dc.title | Evaluación digital de aprendizajes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: