A utilização da rotulagem alimentar e nutricional por parte do consumidor: estudo sobre os principais elementos valorizados para o pão de forma embalado

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFrias, Ana-
Autor(es): dc.creatorMouraz, Ana-
Autor(es): dc.creatorCunha, Luís Miguel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12838-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12838-
Descrição: dc.descriptionA identificação das características da embalagem que podem influenciar a perceção do produto revela-se importante, podendo permitir o consumo de um produto alimentar que melhor corresponda às expectativas dos consumidores. Pretendeu-se avaliar o padrão de fixação de atributos específicos de embalagens de pão de forma e avaliar como essa variabilidade se relaciona com as preferências do produto. Foi selecionada uma amostra de conveniência de 57 participantes. Cada participante visualizou num eye tracker 4 tríades compostas por três embalagens de pão de forma, e selecionou a sua embalagem preferida, à medida que os seus movimentos oculares eram registados e várias métricas eram calculadas através do software do eye tracker: tempo até a primeira fixação, número de visitas e duração total da visita. Cada participante elicitou os atributos percebidos como semelhantes e diferentes em 9 conjuntos de 4 embalagens diferentes, totalizando 27 embalagens de pão de forma. Os resultados revelaram que os participantes raramente visualizam a informação nutricional, a menos que a mesma esteja localizada centralmente na embalagem. As características da rotulagem mais relevantes foram: a data de validade, os elementos gráficos e transparência da embalagem, e as informações sobre o tipo de produto. Estes resultados sugerem que existe uma necessidade de melhorar a apresentação da informação nutricional nas embalagens de pão de forma, de modo a ajudar os consumidores a fazerem escolhas alimentares mais informadas.-
Descrição: dc.descriptionA realização deste estudo foi apoiada pelo projeto NOVELTEC – Desenvolvimento de Novas Tecnologias de Suporte à Criação de Produtos Inovadores (Projeto Mobilizador n.º 13846), financiado pela AdI, com fundos QREN e FEDER. Os autores agradecem o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através dos projetos UIDB/05748/2020 e UIDP/05748/2020, de financiamento do GreenUPorto – Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEdições Afrontamento-
Relação: dc.relationGreenUPorto - Research Center in Sustainable Agri-food Production-
Relação: dc.relationGreenUPorto - Research Center in Sustainable Agri-food Production-
Palavras-chave: dc.subjectCATA-
Palavras-chave: dc.subjectElicitação triádica-
Palavras-chave: dc.subjectEye-tracking-
Palavras-chave: dc.subjectInformação nutricional-
Palavras-chave: dc.subjectPão de forma-
Palavras-chave: dc.subjectSaliência visual-
Título: dc.titleA utilização da rotulagem alimentar e nutricional por parte do consumidor: estudo sobre os principais elementos valorizados para o pão de forma embalado-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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