Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lira, Luiz Alberto Rocha de | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
Autor(es): dc.creator | Serra, Ilka Maria Ribeiro de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Henriques, Susana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12834 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.22533/at.ed.5582302221098 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12834 | - |
Descrição: dc.description | This article, is a clipping that derives from a post-doctoral research report carried out at the Open University of Portugal in the field of teacher training, it was sought, through a bibliographic and documentary research, approaches and historical evidence, from authors who discuss the theme in an evolutionary process, and also, in the legal basis in the educational context in Portugal. In this sense, it was possible to know the organizational aspects of the basic academic structure of teaching in Portugal with regard to continuous training and specialized training of teachers, whose paths are directed to the possibilities of improvement and professional development throughout the life of these teachers in their careers. It was also considered to analyze the rise and importance attributed to the Training Centers for School Associations - CFAEs, which act as decentralized networks integrating schools, teachers and managers through training plans organized territorially. At the end of the study, we carried out a brief analysis of the Course entitled, Digital Teaching in Network, idealized by the Open University of Portugal, having been applied to Brazilian and Portuguese professors in a collaborative regime through the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), the State university of Maranhão (UEMA) and the Open University of Portugal (UAb-PT). | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Atena | - |
Relação: dc.relation | https://atenaeditora.com.br/catalogo/artigo-revista/breves-referenciais-sobre-a-formacao-docente-em-portugal-a-importancia-dos-centros-de-formacao-de-associacoes-de-escolas-cfae-e-a-experiencia-colaborativa-entre-brasil-e-portugal-em-formacao-continua-por-meio-do-curso-docencia-digital-em-rede-2 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open University of Portugal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training Centers and School Associations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital Teaching in Network | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collaborative regime | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese education system | - |
Título: dc.title | Brief references about teacher training in Portugal: the importance of school associations training centers – CFAE and the collaborative experience between Brazil and Portugal in continuous training through the digital teaching on network course | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: