
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Sequeira, Rosa Maria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:53:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:53:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12831 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12831 | - |
| Descrição: dc.description | A noção de competência intercultural conheceu um grande desenvolvimento nos últimos anos, sendo muitos os modelos teóricos que nela assentam, provindos maioritariamente da área dos estudos sociais. Os objetivos práticos desta profusão são educacionais, por um lado, na medida em que apostam no desenvolvimento individual, em particular no desenvolvimento da consciência crítica intercultural dum indivíduo e, por outro, sociais, dado que pretendem assegurar a produtividade das empresas em equipas multiculturais ou promover a paz através da tolerância ao diferente e de competências de mediação. Pouca atenção tem sido dada às virtualidades da literatura para a consecução destes objetivos. A minha comunicação incide na leitura literária e na hermenêutica da alteridade enquanto promotoras de competências interculturais na linha do que propõem Martha Nussbaum e Lothar Bredella. | - |
| Descrição: dc.description | It is taken for granted that intercultural communication is relevant for mutual understanding and even for promotion of peace in an ever-globalizing society, making intercultural competence an extremely important skill. Conceptualizations and terminologies of intercultural communication competence are highly diverse in their disciplines. There are many bases upon which theories and models are defined, but there are some interrelated characteristics regarding cultural competence which attempt to account for openness, empathy, adjustment, or adaptation. Many models, methodologies and practical propositions have been designed, mainly from social sciences and education areas, but the great majority ignore the virtualities of literary understanding to promote these capacities. This chapter should be viewed as an attempt to demonstrate that literature provides us with the narrative structures that are a primary tool of ethical life. We based our thought in the previous work of Iser, Bredella, Todorov, Hartman and Nussbaum. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competências interculturais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura literária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hermenêutica da alteridade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paz | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Intercultural communication | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Intercultural competency | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literary reading | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Otherness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Global citizenship | - |
| Título: dc.title | Interculturalidade e literatura ao serviço da paz | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: