Emotions, online teaching and online evaluation in higher education during a pandemic

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRuna, Ana-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Carla-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Susana M.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:24:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:24:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12822-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12822-
Descrição: dc.descriptionThe present exploratory study aims to identify and assess positive and negative emotions felt by students from two higher education institutions regarding the change in the evaluation paradigm (from on-site to online) during the lockdown period resulting from the COVID-19 pandemic. A questionnaire with two Likert scales (emotional Well-being and emotional Ill-being) was applied for data collection. The results reveal the experience of more positive than negative emotions, indicating that online evaluation does not intensify negative emotions besides those usually associated with the evaluation process itself. On the contrary, there is a higher record of positive emotions related to the newly instituted evaluation model. The exploratory study also suggests that the new teaching and evaluation model may benefit students' emotions and improve their academic success, promoting emotional well-being.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo exploratório tem como principal objetivo identificar e avaliar as emoções (positivas e negativas) que os estudantes de duas instituições de ensino superior experienciaram face à mudança de paradigma de avaliação, concretamente a realização de provas eletrónicas (online) na modalidade de ensino a distância, durante o período de confinamento decorrente da pandemia COVID-19. Para a recolha dos dados foi aplicado um questionário com duas escalas de Likert (Bem-estar e Mal-estar emocional). Os resultados obtidos revelam a vivência de emoções mais positivas do que negativas. Permitem-nos concluir que a avaliação online não acentua as emoções negativas para além daquelas que já habitualmente estão associadas ao próprio processo avaliativo. Pelo contrário, verificou-se um maior registo de emoções positivas associadas ao modelo de avaliação. Este modelo de formação e avaliação pode revelar-se benéfico para os estudantes em termos de emoções e potenciar o seu sucesso académico, pois promove o bem-estar emocional.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)-
Relação: dc.relationhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/27382-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEmotions-
Palavras-chave: dc.subjectOnline evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectForeign languages-
Palavras-chave: dc.subjectEmoções-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação online-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectLínguas estrangeiras-
Título: dc.titleEmotions, online teaching and online evaluation in higher education during a pandemic-
Título: dc.titleEmoções, formação e avaliação online no ensino superior em contexto de pandemia-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.