Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ramos, Natália | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12813 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12813 | - |
Descrição: dc.description | Nos horizontes e espaços de alteridade, vislumbram-se diferentes rostos, sujeitos e interfaces, tecem-se subjetividades, vínculos, afetos e identidades, relações objetais, interpessoais, comunicacionais, intrafamiliares, intergeracionais e de alteridade muito precoces entre a mãe e a criança e outros familiares e cuidadores. Constrói-se um valioso património e espaço relacional, transicional, familiar, psicoafetivo, terapêutico, educacional, cultural, musical e poético, onde vozes, ritmos e gestos de embalar desempenham um papel estruturante e função fundamental para o bem-estar, a saúde e o desenvolvimento psíquico e físico do ser humano. As canções de embalar, de "acalentar", de "ninar", como são designadas nos países lusófonos, particularmente em Portugal e no Brasil, "lullaby songs", nos países anglófonos, "berceuses", nos países francófonos, são melodias e cantos milenares transmitidos de geração em geração, sobretudo através da cultura oral, no seio das famílias pelas gerações femininas, mães e avós, constituindo reportório ancestral cultural, psicológico e afetivo estruturante e enraizado no imaginário individual e coletivo, nas práticas de cuidados, de educação e de desenvolvimento infantil e na relação afetiva da díade adulto-criança. Em Portugal e através dos tempos e dos diferentes lugares do planeta, constituem espaços e expressão de afeto, proteção, segurança, criatividade, alteridade, vinculação e sensibilidade individual e familiar, bem como elementos da cultura e tradição de cada sociedade. A música, o canto, os ritmos sonoros, são importantes meios expressivos, subjetivos e interativos, fundamentos de uma comunicação primária, precoce e universal, sendo que o ambiente sonoro-musical acompanha a vida humana desde o nascimento e ainda no útero materno. O ambiente sonoro e rítmico faz parte do meio que nos rodeia desde muito cedo: absorvemo-lo de forma inconsciente, antes mesmo do nascimento, no útero, no ventre materno, pois o ambiente acústico uterino constitui um universo sonoro único e rico, que proporciona ao feto uma grande diversidade de sons externos e internos. Cada um traz em si, desde a sua existência, a memória do coração materno, e este batimento regular produz uma sensação de segurança, de reencontro e de bem-estar físico e psíquico. Na cultura portuguesa valoriza-se a importância dos cantos, ritmos e gestos de embalar, deste envelope sonoro e postural, nas atividades de maternagem, na relação entre o eu e o outro, nas interações e comunicação precoce, proporcionando um espaço afetivo, de cuidado, de desenvolvimento psicoemocional, cognitivo, físico e social, de harmonia e de reconforto, de construção e transmissão psíquica, cultural e intergeracional. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Editora da Universidade Federal da Bahia/ EDUFBA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alteridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação Eu-Outro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação mãe – criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Objeto e espaço transicional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação precoce | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vinculação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações familiares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação intrafamiliar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidados infantis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação intergeracional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culturas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maternagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rituais de adormecimento da criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde e desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Canções de embalar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música e desenvolvimento humano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnopsicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alterity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjectivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-Other relationship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mother-child interaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early interaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Object and transitional space | - |
Palavras-chave: dc.subject | Attachment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Family relationships | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child care | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intergenerational communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultures | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mothering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sleep rituals for young children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health and development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lullabies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Music and human development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnopsychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Altérité | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjectivité | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relation Soi - Autre | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interaction mère-enfant | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interaction précoce | - |
Palavras-chave: dc.subject | Objet et espace transitionnel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Attachement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relations familiales | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication intrafamiliale | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soins infantiles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication intergénérationnelle | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultures | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maternage | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rituels d'endormissement du jeune enfant | - |
Palavras-chave: dc.subject | Santé et développement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Attachement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Berceuses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musique et développement humain | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychologie | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnopsychologie | - |
Título: dc.title | Canções, ritmos e gestos de embalar: tecendo vínculos, afetos e relações de alteridade | - |
Título: dc.title | Songs, rhythms and lullaby gestures: weaving bonds, affective relationships and alterity | - |
Título: dc.title | Chants, rythmes et gestes de bercements: tisser des liens et des relations affectives et d'altérité | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: