Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Luís | - |
Autor(es): dc.creator | Bello, Maria do Rosário Lupi | - |
Autor(es): dc.creator | Simão, João | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:24:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:24:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12811 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12811 | - |
Descrição: dc.description | O presente ensaio propõe uma específica definição do conceito de “labirinto” enquanto possível modelo para uma nova forma de conhecimento que recupere a dimensão unitiva do saber, perdida ao longo da História. Assim, apresenta-se um percurso retrospetivo, partindo da criação do labirinto clássico e do papel do Minotauro e avançando para o exemplo de Comenius, através do seu caminho em direção ao “paraíso do coração”. Como ponto conclusivo, pretende-se apresentar a proposta de uma utopia para o conhecimento que permita a junção da “emoção” à “razão”, numa unidade capaz de estabelecer uma colaboração efetiva entre diversas áreas do saber. | - |
Descrição: dc.description | The present essay proposes a specific definition of the concept of "labyrinth" as a possible model for a new form of knowledge that recovers the unitive dimension of knowledge, lost throughout history. Thus, a retrospective path is presented, starting from the creation of the classic labyrinth and the role of the Minotaur and advancing to the example of Comenius, through his path towards the “paradise of the heart”. As a conclusive point, we intend to present the proposal of a utopia for knowledge that allows the joining of “emotion” to “reason”, in a unit capable of establishing an effective collaboration between different areas of knowledge. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Labirinto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minotauro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Razão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emoção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Utopia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Labyrinth | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minotaur | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reason | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emotion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Utopia | - |
Título: dc.title | Visões do labirinto no período clássico e em Comenius | - |
Título: dc.title | Visions of the labyrinth at the classical age and in comoenius | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: