
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, César | - |
| Autor(es): dc.creator | Pinho, Carlos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:53:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:53:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12790 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12790 | - |
| Descrição: dc.description | The purpose of our study is to determine the depth of various arguments that have emerged to justify tax evasion as an ethical procedure considering several demographic variables. Data collection was done using a questionnaire addressed to professors and students of higher management and non-management courses. This instrument was based on the 18 statements reflecting the three views of tax evasion ethics used by McGee and Benk [1]. Using a 5-point Likert scale, it is intended to evaluate whether the arguments contained in the statements have an effect on the perception of tax evasion as an ethical procedure and whether the previous effect varies according to age, sex, bachelor degree and income level. A universe of 406,980 individuals was determined using official information (sample: 384 individuals). Principal Component Analysis was used, as well as the Kaiser-Meyer-Olkin Statistics in order to measure the adequacy of the input matrix. After the extraction of the components three variables were identified: “Always Ethical”, “Waste, Corruption and Injustice” and “Discrimination and Oppressive Regimes” (Cronbach's Alpha results: 0.887, 0.85 and 0.862). “Discrimination and Oppressive Regimes” is the one that has values closest to “totally agree” that tax evasion is ethical. In general, older men with higher incomes tend to disagree about the ethics of tax evasion. The originality of the study is reflected in the controversial relationship between Ethics and Evasion and the source of the data collected. Interacting with professors and students allows the business and academic components to be combined. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | https://journals.scholarpublishing.org/index.php/ABR/article/view/9128 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tax evasion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ethics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Management | - |
| Título: dc.title | The ethics of tax evasion: relevant demographic variables within the scope of higher education students and professors | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: