Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Viana, Maria João | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, António | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Leonel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12780 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12780 | - |
Descrição: dc.description | Chairing online Master Programmes requires constant monitoring and decision-making, amidst diversified data and ongoing processes. If misunderstood or misinterpreted, poor decisions may result, as well as lost opportunities to support enrolled students. Decision-making can be supported by dashboards, but there are few prototypes which underwent limited evaluation. We focus on identifying and prototyping efficient visualisation and interaction methods for such a dashboard, to offer online Master Program chairs opportunities for better analysis and decision-making. Design science research was conducted: evaluate and revise an existing prototype; evaluate the revised prototype with master program chairs; design, implementation, and evaluation of a final prototype, again involving master program chairs. The final prototype dashboard provides a way for Master Program chairs to visualize and interact with Master Program data, to support improved analysis of information and quick identification of problems, towards better decision-making. | - |
Descrição: dc.description | A coordenação de cursos de mestrado online requer constante acompanhamento e tomada de decisões, com dados diversificados e processos em curso. Se mal interpretados, podem advir decisões inadequadas ou perderem-se oportunidades de apoiar os alunos do curso. Existem painéis de instrumentos de apoio, mas poucos protótipos, carentes de avaliação aprofundada. Focámo-nos na identificação e prototipagem de métodos de visualização e interação para um destes painéis, visando proporcionar aos coordenadores de cursos de mestrado online oportunidades para melhor tomada de decisão. Conduzimos iterações de investigação por ciência da conceção: avaliação e reformulação de protótipo existente; avaliação do protótipo revisto por coordenadores de cursos de mestrado; conceção, implementação e avaliação de protótipo final, novamente envolvendo coordenadores de cursos. O protótipo final constitui uma forma de coordenadores de curso visualizarem e interagirem com os dados do curso, apoiando melhor análise e rápida identificação de problemas, visando melhor tomada de decisões. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
Relação: dc.relation | https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/279 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | E-learning dashboards | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning management systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data visualisation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Program coordination | - |
Palavras-chave: dc.subject | Program chairing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Painéis de instrumentos de e-learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de gestão da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visualização de dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coordenação de curso | - |
Título: dc.title | Drill-down and drill-through dashboard for master program chairing in e-learning | - |
Título: dc.title | Painel de instrumentos com aprofundamento direto e transverso para coordenação de cursos de mestrado em regime de e-learning | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: