Campus virtual numa Universidade de EaD: a perspetiva tecnológica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRocio, Vitor-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:21:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:21:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12778-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34627/rcc.v17i0.281-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12778-
Descrição: dc.descriptionA Educação a Distância tem sido alvo de bastante atenção nos últimos tempos, principalmente devido à situação de pandemia, que obrigou as instituições de ensino, de um dia para o outro, a transferirem os seus processos de ensino para a rede, com os intervenientes a participarem a distância, através de tecnologias como web-conferência, plataformas de e-learning, aplicações de mensagens e redes sociais. O processo constituiu um “ensino remoto de emergência”, com pouca preparação de docentes e discentes. Naturalmente, a qualidade do ensino a distância depende das abordagens e metodologias pedagógicas, mas sendo suportadas em tecnologia, esta assume um papel central. No entanto, para configurar uma verdadeira transformação digital, tem de se ter em conta todos os processos e todos os atores. Neste texto pretende-se apresentar essa perspetiva abrangente do Campus Virtual de uma universidade de ensino a distância, do ponto de vista tecnológico, usando como exemplo o caso da Universidade Aberta.-
Descrição: dc.descriptionDistance Education has lately received much attention, especially due to the pandemic’s situation, and many teaching institutions were obliged to transfer their teaching and learning processes to the web, with participants at a distance, by using web-conference, e-learning platforms, instant messaging and social networks. The process was mainly an “emergency remote teaching” scenario, with little preparation of teachers and students. Naturally, quality of distance teaching depends on pedagogical approaches and methodologies, but technology supports them, and it must assume a central role. But, to constitute a true digital transformation, one has to take into account all processes and actors. In this work, we present that comprehensive perspective of the Virtual Campus in a distance teaching university, from the technological point of view, using as an example the case of Universidade Aberta, Portugal.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Relação: dc.relationhttps://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/281-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectCampus virtual-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectSistema de gestão da aprendizem-
Palavras-chave: dc.subjectInteroperabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos tecnológicos para o ensino-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual campus-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectLearning management system-
Palavras-chave: dc.subjectInteroperability-
Palavras-chave: dc.subjectTechnological resources for education-
Título: dc.titleCampus virtual numa Universidade de EaD: a perspetiva tecnológica-
Título: dc.titleVirtual campus at an DE University: the technological perspective-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.