Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rocio, Vitor | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12778 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34627/rcc.v17i0.281 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12778 | - |
Descrição: dc.description | A Educação a Distância tem sido alvo de bastante atenção nos últimos tempos, principalmente devido à situação de pandemia, que obrigou as instituições de ensino, de um dia para o outro, a transferirem os seus processos de ensino para a rede, com os intervenientes a participarem a distância, através de tecnologias como web-conferência, plataformas de e-learning, aplicações de mensagens e redes sociais. O processo constituiu um “ensino remoto de emergência”, com pouca preparação de docentes e discentes. Naturalmente, a qualidade do ensino a distância depende das abordagens e metodologias pedagógicas, mas sendo suportadas em tecnologia, esta assume um papel central. No entanto, para configurar uma verdadeira transformação digital, tem de se ter em conta todos os processos e todos os atores. Neste texto pretende-se apresentar essa perspetiva abrangente do Campus Virtual de uma universidade de ensino a distância, do ponto de vista tecnológico, usando como exemplo o caso da Universidade Aberta. | - |
Descrição: dc.description | Distance Education has lately received much attention, especially due to the pandemic’s situation, and many teaching institutions were obliged to transfer their teaching and learning processes to the web, with participants at a distance, by using web-conference, e-learning platforms, instant messaging and social networks. The process was mainly an “emergency remote teaching” scenario, with little preparation of teachers and students. Naturally, quality of distance teaching depends on pedagogical approaches and methodologies, but technology supports them, and it must assume a central role. But, to constitute a true digital transformation, one has to take into account all processes and actors. In this work, we present that comprehensive perspective of the Virtual Campus in a distance teaching university, from the technological point of view, using as an example the case of Universidade Aberta, Portugal. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
Relação: dc.relation | https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/281 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campus virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de gestão da aprendizem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interoperabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos tecnológicos para o ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual campus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning management system | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interoperability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technological resources for education | - |
Título: dc.title | Campus virtual numa Universidade de EaD: a perspetiva tecnológica | - |
Título: dc.title | Virtual campus at an DE University: the technological perspective | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: