Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pombinho, Paulo | - |
Autor(es): dc.creator | Cavique, Luís | - |
Autor(es): dc.creator | Correia, Luís | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12777 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34627/rcc.v17i0.282 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12777 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo estuda a influência dos fatores socioeconómicos dos diferentes municípios no sucesso educacional dos estudantes. Para verificar a existência de fatores relevantes para o percurso académico dos estudantes, foram obtidos datasets com descritores socioeconómicos por município, médias das notas dos exames nacionais e as taxas de sucesso dos alunos. Estes datasets foram submetidos a uma técnica de K-nearest neighbours para permitir encontrar valores de atributos em municípios com valores em falta. Foram, de seguida, aplicados algoritmos de classificação, através de árvores de decisão e regressão, que permitiram analisar quais os atributos socioeconómicos que tinham, potencialmente, maior relação com o sucesso escolar. O trabalho efetuado permite identificar alguns fatores como alvos de potenciais estudos futuros sem, no entanto, se verificar correlações fortes com nenhum atributo socioeconómico. | - |
Descrição: dc.description | This paper studies the influence of the socio-economic factors of different municipalities on the educational success of students. To verify the existence of relevant factors to the academic course of the students, datasets were obtained with socio-economic descriptors by municipality, average grades of national exams and success rates of students. These datasets were submitted to a K-nearest neighbours technique to allow finding attributes in municipalities with missing values. Classification algorithms were then applied through decision and regression trees, which allowed analyzing which socio-economic attributes were potentially more related to school success. The work performed allowed identifying some factors as targets of potential future studies without, however, verifying strong correlations with any socio-economic attribute. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
Relação: dc.relation | https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/282 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sucesso educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dados socioeconómicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prospeção de dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | K-nearest neighbours | - |
Palavras-chave: dc.subject | Árvores de decisão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational success | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socio-economic data | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data mining | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decision trees | - |
Título: dc.title | Influência de fatores socioeconómicos no sistema de ensino português | - |
Título: dc.title | Influence of socio-economic factors on the Portuguese education system | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: