Influência de fatores socioeconómicos no sistema de ensino português

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPombinho, Paulo-
Autor(es): dc.creatorCavique, Luís-
Autor(es): dc.creatorCorreia, Luís-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:09:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:09:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12777-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34627/rcc.v17i0.282-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12777-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo estuda a influência dos fatores socioeconómicos dos diferentes municípios no sucesso educacional dos estudantes. Para verificar a existência de fatores relevantes para o percurso académico dos estudantes, foram obtidos datasets com descritores socioeconómicos por município, médias das notas dos exames nacionais e as taxas de sucesso dos alunos. Estes datasets foram submetidos a uma técnica de K-nearest neighbours para permitir encontrar valores de atributos em municípios com valores em falta. Foram, de seguida, aplicados algoritmos de classificação, através de árvores de decisão e regressão, que permitiram analisar quais os atributos socioeconómicos que tinham, potencialmente, maior relação com o sucesso escolar. O trabalho efetuado permite identificar alguns fatores como alvos de potenciais estudos futuros sem, no entanto, se verificar correlações fortes com nenhum atributo socioeconómico.-
Descrição: dc.descriptionThis paper studies the influence of the socio-economic factors of different municipalities on the educational success of students. To verify the existence of relevant factors to the academic course of the students, datasets were obtained with socio-economic descriptors by municipality, average grades of national exams and success rates of students. These datasets were submitted to a K-nearest neighbours technique to allow finding attributes in municipalities with missing values. Classification algorithms were then applied through decision and regression trees, which allowed analyzing which socio-economic attributes were potentially more related to school success. The work performed allowed identifying some factors as targets of potential future studies without, however, verifying strong correlations with any socio-economic attribute.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Relação: dc.relationhttps://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/282-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectSucesso educativo-
Palavras-chave: dc.subjectDados socioeconómicos-
Palavras-chave: dc.subjectClassificação-
Palavras-chave: dc.subjectProspeção de dados-
Palavras-chave: dc.subjectK-nearest neighbours-
Palavras-chave: dc.subjectÁrvores de decisão-
Palavras-chave: dc.subjectEducational success-
Palavras-chave: dc.subjectSocio-economic data-
Palavras-chave: dc.subjectClassification-
Palavras-chave: dc.subjectData mining-
Palavras-chave: dc.subjectDecision trees-
Título: dc.titleInfluência de fatores socioeconómicos no sistema de ensino português-
Título: dc.titleInfluence of socio-economic factors on the Portuguese education system-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.