Meta-análise da página lusófona do Programa Wikipédia na Universidade: o que nos diz a categoria meso “Atores”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPestana, Filomena-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa Margarida Loureiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:16:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:16:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12771-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34627/leadt.2022.4-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12771-
Descrição: dc.descriptionFormação Avançada LE@D – comunicação integrada no Pós-Doc acolhido pelo Laboratório de Educação a Distância e eLearning e Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta com o nº UID4372/FCT-FA-PPhD2019-03 e a supervisão da investigadora Teresa Cardoso.-
Descrição: dc.descriptionÉ indiscutível a relevância que têm assumido ao longo do tempo os projetos associados à Wikimedia Foundation em geral e à Wikipédia em particular. Sob o lema “Wikipedia belongs to education”, a Fundação Wikimedia criou em 2010 o Programa Wikipédia na Educação (PWE) e, neste, o Programa Wikipédia na Universidade (PWU), com o intuito de dar maior qualidade aos conteúdos disponibilizados na Wikipédia, envolvendo a comunidade académica na sua construção, e trazendo vantagens para todos os intervenientes no processo. Portugal teve o seu primeiro PWU em 2016 pela mão da Universidade Aberta (UAb); até então, e desde 2011, em língua portuguesa, os contributos vieram de universidades brasileiras. Entre 2011 e 2018 foram realizados 92 cursos pela comunidade Wikipédia Lusófona, inscritos no PWU. Assim, pretende-se, mapear os referidos cursos, com a finalidade de responder à seguinte questão: - O que nos dizem os cursos inscritos na página lusófona do PWU? Como referenciais teóricos integramos o fenómeno Wikipédia no seio da educação aberta, nomeadamente no âmbito dos recursos educacionais abertos e das práticas educacionais abertas, identificando especificamente as questões associadas ao PWU. A nível metodológico, trata-se de um estudo exploratório, de cariz descritivo e índole meta-analítica de natureza mista, integrando uma abordagem quantitativa e qualitativa. Neste campo, adotou-se o MAECC®, Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico® como instrumento analítico-metodológico, sustentado pela análise documental, a análise estatística e a análise de conteúdo. Este mapeamento permite identificar áreas curriculares, atores envolvidos, estratégias pedagógicas, produtos educativos e tendências de cada universidade envolvida, ampliando a nossa compreensão deste fenómeno. O recorte que apresentamos nesta comunicação evidencia os resultados da categoria meso “atores”, no âmbito da investigação de pós-doutoramento concretizada no Laboratório de Educação a Distância e eLearning.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherLE@D, Universidade Aberta-
Relação: dc.relationhttps://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/12060-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectWikimedia Foundation-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Wikipédia na Universidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação aberta-
Palavras-chave: dc.subjectMapeamento e sistematização de conhecimento-
Título: dc.titleMeta-análise da página lusófona do Programa Wikipédia na Universidade: o que nos diz a categoria meso “Atores”-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.