
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
| Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:16:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:16:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12771 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34627/leadt.2022.4 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12771 | - |
| Descrição: dc.description | Formação Avançada LE@D – comunicação integrada no Pós-Doc acolhido pelo Laboratório de Educação a Distância e eLearning e Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta com o nº UID4372/FCT-FA-PPhD2019-03 e a supervisão da investigadora Teresa Cardoso. | - |
| Descrição: dc.description | É indiscutível a relevância que têm assumido ao longo do tempo os projetos associados à Wikimedia Foundation em geral e à Wikipédia em particular. Sob o lema “Wikipedia belongs to education”, a Fundação Wikimedia criou em 2010 o Programa Wikipédia na Educação (PWE) e, neste, o Programa Wikipédia na Universidade (PWU), com o intuito de dar maior qualidade aos conteúdos disponibilizados na Wikipédia, envolvendo a comunidade académica na sua construção, e trazendo vantagens para todos os intervenientes no processo. Portugal teve o seu primeiro PWU em 2016 pela mão da Universidade Aberta (UAb); até então, e desde 2011, em língua portuguesa, os contributos vieram de universidades brasileiras. Entre 2011 e 2018 foram realizados 92 cursos pela comunidade Wikipédia Lusófona, inscritos no PWU. Assim, pretende-se, mapear os referidos cursos, com a finalidade de responder à seguinte questão: - O que nos dizem os cursos inscritos na página lusófona do PWU? Como referenciais teóricos integramos o fenómeno Wikipédia no seio da educação aberta, nomeadamente no âmbito dos recursos educacionais abertos e das práticas educacionais abertas, identificando especificamente as questões associadas ao PWU. A nível metodológico, trata-se de um estudo exploratório, de cariz descritivo e índole meta-analítica de natureza mista, integrando uma abordagem quantitativa e qualitativa. Neste campo, adotou-se o MAECC®, Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico® como instrumento analítico-metodológico, sustentado pela análise documental, a análise estatística e a análise de conteúdo. Este mapeamento permite identificar áreas curriculares, atores envolvidos, estratégias pedagógicas, produtos educativos e tendências de cada universidade envolvida, ampliando a nossa compreensão deste fenómeno. O recorte que apresentamos nesta comunicação evidencia os resultados da categoria meso “atores”, no âmbito da investigação de pós-doutoramento concretizada no Laboratório de Educação a Distância e eLearning. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | LE@D, Universidade Aberta | - |
| Relação: dc.relation | https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/12060 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Wikimedia Foundation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa Wikipédia na Universidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação aberta | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mapeamento e sistematização de conhecimento | - |
| Título: dc.title | Meta-análise da página lusófona do Programa Wikipédia na Universidade: o que nos diz a categoria meso “Atores” | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: