Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Seara, Isabel | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Leonor Werneck dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12764 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.21814/diacritica.33.3 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12764 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo propõe ampliar a discussão teórica sobre referenciação, analisando artigos de opinião que tratam de temas associados à violência, publicados na mídia em Portugal e no Brasil. Na perspetiva teórica, serão discutidos tópicos referentes à correferencialidade e à inferencialidade necessárias para a identificação dos objetos de discurso, seguindo o aporte teórico da Linguística de Texto e de outras pesquisas com viés textual-discursivo, como Fonseca (1992), Fuchs (1992), Apotheloz e Reichler-Béguelin (1995), Koch e Marcuschi (1998), Mondada e Dubois (2003), Cornish (2011) Maalej (2011), Pecorari (2015), Cabral e Santos (2016), entre outros. Convocamos igualmente alguns pressupostos sobre argumentação, alicerçando a reflexão nos estudos de Ducrot (1988), Charaudeau (2008) e Amossy (2008, 2009). Nosso propósito é descrever o comportamento das anáforas como marcadores axiológicos da condução argumentativa dos textos com temática política, polarizando a complexa rede de poder. Pretendemos, portanto, colaborar nos estudos de interface entre referenciação e gênero textual, especificamente em se tratando de gêneros textuais aos quais os leitores têm fácil acesso via Web, demonstrando como anáfora e dêixis podem ajudar a marcar ideologicamente o texto. | - |
Descrição: dc.description | This study proposes to broaden the theoretical discussion about referencing by analyzing opinion articles dealing with themes associated with violence, published in the media in Portugal and Brazil. In the theoretical perspective, topics related to the co-referentiality and inferentiality necessary for the identification of speech objects will be discussed, following the theoretical support of Text Linguistics and other researches with textual-discursive bias, such as Fonseca (1992), Fuchs (1992), Apotheloz and Reichler-Béguelin (1995), Koch and Marcuschi (1998), Mondada and Dubois (2003), Cornish (2011) Maalej (2011), Pecorari (2015), Cabral and Santos (2016), among others. We also invoke some assumptions about argumentation, basing the reflection on the studies of Ducrot (1988), Charaudeau (2008) and Amossy (2008, 2009). Our purpose is to describe the behavior of anaphora as axiological markers of the argumentative conduction of politically themed texts, polarizing the complex power network. Therefore, we intend to collaborate in the interface studies between referencing and textual genre, specifically in the case of textual genres to which readers have easy access via the web, demonstrating how anaphora and deixis can help to ideologically mark the text. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho | - |
Relação: dc.relation | http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/issue/view/11 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Referenciação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Referencing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Media | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violence | - |
Título: dc.title | Linguagem e poder nas mídias brasileira e portuguesa | - |
Título: dc.title | Language and power in brazilian and portuguese media | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: