Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Albuquerque, Rodrigo | - |
Autor(es): dc.creator | Seara, Isabel | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Leonor Werneck dos | - |
Autor(es): dc.creator | Mattedi Tomazi, Micheline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12761 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.47456/cl.v15i31.35662 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12761 | - |
Descrição: dc.description | A partir da convergência teórica dos estudos de (im)polidez e de argumentação, este artigo busca analisar estratégias linguístico-discursivas (im)polidas que subjazem aos posicionamentos dos leitores que opinam, no Facebook, sobre a notícia “Moradores de rua se casam em avenida de BH”. Para a construção da base teórica, convocam-se trabalhos afiliados aos estudos da (im)polidez (LAKOFF, 1973; LEECH, 1983; BROWN; LEVINSON, 1987; CULPEPER, 1996) e da argumentação (ROULET, 1989; AMOSSY, 2000; 2009; 2017; RODRIGUES, 2011). Sob a orientação de um paradigma qualitativo, foram analisados 22 comentários referentes à referida notícia, veiculada em 2019 no Facebook do Portal G1. Como resultados, percebeu-se, no corpus, que as interlocuções foram permeadas por diversas estratégias linguístico-discursivas que visavam a ridicularizar o casamento coletivo realizado em Belo Horizonte (BH), revelando um discurso marcadamente agressivo e impolido. | - |
Descrição: dc.description | : Based on the theoretical convergence of the studies of (im)politeness and argumentation, this article aims to analyze (im)polite linguistic-discursive strategies that underlie the oppinions of readers who commented on the news report’s post on Facebook, regarding “Moradores de rua se casam em avenida de BH”. For the construction of the theoretical basis, we based this article on works affiliated to the studies of (im)politeness (LAKOFF, 1973; LEECH, 1983; BROWN; LEVINSON, 1987; CULPEPER, 1996) and argumentation (ROULET, 1989; AMOSSY, 2000; 2009; 2017; RODRIGUES, 2011). Under the guidance of a qualitative paradigm, 22 comments were analyzed on the referred news report, published in 2019 on Portal G1’s Facebook profile. As a result, we noticed, in the corpus, that the interlocutions were permeated by several linguistic-discursive strategies that aimed to ridicule the collective marriage held in Belo Horizonte (BH), revealing clearly aggressive and impolite speech. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/35662 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impolidez | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextos sociais digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | - | |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impoliteness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital social contexts | - |
Título: dc.title | Argumentação e impolidez: o post nas instâncias da interação | - |
Título: dc.title | Argumentation and impoliteness: the post in the instances of the interaction | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: