Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Seara, Isabel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:24:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:24:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12760 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.4013/cld.2021.193.07 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12760 | - |
Descrição: dc.description | Partindo do pressuposto de que o ‘comentário’ é, na sua essência, uma tomada de posição sobre algo anteriormente dito ou escrito, propomo-nos, neste estudo, observar, numa perspectiva enunciativo-pragmática, as estratégias linguístico-discursivas que dominam estes espaços considerados espaços de agressividade e violência verbal. Com base numa notícia de um jornal online português sobre uma polémica desencadeada pelo líder do partido populista CHEGA, pretendemos refletir sobre as formas que estão ao serviço da construção das imagens dos enunciadores, convocando as teorias da face e a noção de ethos discursivo. O nosso objetivo é compreender como se constrói no comentário o discurso de exacerbação e de intolerância e quais os atos ameaçadores da face (FTAs) que predominam. Os comentários serão analisados com base nos estudos da agressividade e violência verbais (Culpeper, 2011; Bousfiled & Locher 2008), em diálogo com estudos pragmáticos (Goffman, 1967; Brown & Levinson, 1987) e com estudos sobre discurso polémico (Kerbat-Orecchioni 2008). Destacar-se-ão os FTAS, nomeadamente os atos de acusação e de difamação e os insultos, ensaiando comprovar que neste palco mediatizado das redes sociais se assiste a uma banalização crescente da violência verbal. | - |
Descrição: dc.description | Starting from the assumption that the ‘comment’ is, in essence, a statement of position about something previously said or written, we propose in this study to observe, in an enunciative-pragmatic perspective, the linguistic-discursive strategies that dominate these spaces considered as spaces of aggressiveness and verbal violence. Based on a new in a Portuguese online newspaper about a polemic triggered by the leader of the populist party CHEGA, we intend to reflect on the forms that are at the service of the construction of the enunciators’ images, calling upon the theories of face and the notion of discursive ethos. We aim to understand how the discourse of exacerbation and intolerance is constructed in the commentary and which facethreatening acts (FTAs) predominate. The comments will be analysed based on studies of verbal impoliteness and verbal violence (Culpeper, 2011; Bousfiled & Locher 2008), in dialogue with pragmatic studies (Goffman, 1967; Brown & Levinson, 1987) and with studies of polemical discourse (Kerbrat-Orecchioni 2008). The FTAS will be highlighted, namely acts of accusation and defamation and insults, trying to prove that in this mediatized space of social networks we are witnessing a growing banalization of verbal violence. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/23263 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comentário digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agressividade e violência verbal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital commentary | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impoliteness and verbal violence | - |
Título: dc.title | Ligações vertiginosas: violência verbal em 'comentários' nas redes sociais | - |
Título: dc.title | Vertiginous connections: verbal violence in ‘comments’ on social networks | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: