Conceptualização e perspetivas do consumidor face à economia circular na valorização de novos produtos/ingredientes em contexto alimentar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSousa, Pedro Manuel de-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Maria João-
Autor(es): dc.creatorMoura, Ana Pinto de-
Autor(es): dc.creatorCunha, Luís Miguel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:19:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:19:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12753-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12753-
Descrição: dc.descriptionAnualmente, as indústrias agroalimentares dos países industrializados produzem aproximadamente 1,3 mil milhões de toneladas de resíduos alimentares, provocando inúmeros problemas ambientais, os quais contribuem para as alterações climáticas do planeta. A adoção de uma política de economia circular tem recebido especial atenção por parte das indústrias agroalimentares, permitindo a criação e desenvolvimento de novos produtos alimentares constituídos por subprodutos que de outra forma seriam desperdiçados. O presente trabalho, de cariz exploratório, visa avaliar o modo como o consumidor conceptualiza o conhecimento dos consumidores relativamente ao conceito de Economia Circular, bem como identificar o reconhecimento por parte do consumidor da utilização de subprodutos provenientes da indústria alimentar para obtenção de novos produtos e/ou novos ingredientes alimentares. Para isso, foi aplicado um questionário a 140 participantes utilizando o método de associação livre de palavras. A análise estatística realizada permitiu aferir que a perceção dos consumidores sobre a política de economia circular já se encontra bastante consolidada, mas a informação sobre o conceito e a utilização de subprodutos provenientes da indústria alimentar é ainda bastante limitada. Uma maior promoção e divulgação pelas entidades competentes dirigida ao público em geral, poderá contribuir para uma maior integração, participação e aceitação destas duas potenciais soluções para um futuro mais sustentável.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherDepartamento de Biologia, Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), Universidade de Aveiro-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia circular-
Palavras-chave: dc.subjectAssociação livre de palavras-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria alimentar-
Palavras-chave: dc.subjectSubprodutos alimentares-
Palavras-chave: dc.subjectValorização-
Palavras-chave: dc.subjectConsumidor-
Título: dc.titleConceptualização e perspetivas do consumidor face à economia circular na valorização de novos produtos/ingredientes em contexto alimentar-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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