Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Nuno Ricardo | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Ana Patrícia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:24:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:24:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12748 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12748 | - |
Descrição: dc.description | Na era digital, as App são uma presença constante na nossa realidade da vida pessoal, profissional e educativa. O WhatsApp surge em 2009, como uma alternativa aos SMS e neste momento é utilizado em mais de 180 países. O WhatsApp é uma ferramenta que tem vindo a mudar a nossa rotina, propagando-se como um potencial de comunicação e colaboração em tempo real. A evolução da última década permitiu que esta ferramenta constituísse uma mais valia para o ensino. Neste artigo pretende-se apresentar uma revisão sistemática da literatura sobre o uso do WhatsApp no contexto educativo do Ensino Superior. Da análise empreendida emergem vários estudos que evidenciam as potencialidades do uso do WhatsApp como ferramenta de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, bem como alguns constrangimentos. Havendo uma predominância do uso desta App como uma ferramenta colaborativa, de partilha de informações e documentos, de comunicação e acompanhamento, a análise permite perceber que esta é, efetivamente, uma ferramenta de relevo para o ensino-aprendizagem no ensino superior. | - |
Descrição: dc.description | In the digital age, App’s are a constant presence in our personal, professional and educational life. Emerged in 2009 as an alternative to SMS, WhatsApp is currently used in more than 180 countries. WhatsApp is a tool that has been changing our routine, spreading as a potential for real-time communication and collaboration. The evolution of the last decade has allowed this tool to be an asset for teaching and learning environments. This paper intends to present a systematic review of the literature about the use of WhatsApp in the educational context of Higher Education. From the analysis undertaken, several studies emerge showing the potential of using WhatsApp as a teaching-learning tool in Higher Education, as well as some constraints. From the analysis we find a predominance of the use of this App as a collaborative tool, for sharing information and documents, for communication and monitoring, and this allows us to realize that this is, effectively, a relevant tool for teaching and learning in higher education. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC | - |
Palavras-chave: dc.subject | - | |
Palavras-chave: dc.subject | Contexto educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias educativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational context | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Título: dc.title | WhatsApp como ferramenta no contexto educativo | - |
Título: dc.title | WhatsApp as a tool in the educational context | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: