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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Mendes, António Quintas | - |
Autor(es): dc.creator | Francisco, Maria Manuela Amado da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T16:53:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T16:53:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/1273 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1273 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | O estudo relatado neste trabalho pretende responder à questão de partida que lhe deu origem – O que é necessário para criar cursos online acessíveis, particularmente a pessoas com problemas de acuidade visual? Esta questão colocou-se no momento em que, em contexto profissional, se procurou criar um curso online inclusivo, acessível a todos. Enquanto Designer Instrucional, e juntamente com a restante equipa envolvida na criação do novo curso, foram procuradas soluções práticas que assegurassem a igualdade de oportunidades a todos os participantes do referido curso. Isto desencadeou a testagem de estratégias e soluções, promovendo uma reflexão crítica sobre as várias facetas da inclusão digital. Num primeiro momento considerou-se este desafio relativamente simples, uma vez que existem normas para a criação de páginas Web e a plataforma a utilizar estava em conformidade com uma dessas normas. A prática, no entanto, viria a revelar barreiras reais que obrigaram ao questionamento das normas, a aplicação e testagem dessas mesmas normas e um constante recomeçar de cada fase. Este constante questionamento foi enriquecido com a participação de 3 pessoas cegas que colaboraram enquanto participantes e informantes na 1ª e 2ª edição deste curso. Sendo a inclusão um tema pouco trabalhado no ensino online, este estudo reveste-se de carácter exploratório. Não se pretende apresentar conclusões de carácter definitivo, pretende-se que o estudo seja visto como um contributo para futuros projectos de cursos online com preocupações de inclusão.A abrangência do tema obriga a que neste trabalho se incluem assuntos relacionados com outros tipos de deficiência, estratégias pedagógicas adequadas a cada necessidade, estilos cognitivos de aprendizagem, leitura e interpretação de imagens, percepção da cor e da forma, conhecimentos de programação para adequar ferramentas e aplicações, sem que com tal se esgotem todas as ramificações que um estudo desta natureza potencia. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elearning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia da educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção e realização de cursos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cegos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficientes | - |
Título: dc.title | Contributos para uma educação online inclusiva : estudo aplicado a casos de cegueira e baixa visão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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