e-SimProgramming: planificar, conceber e acompanhar atividades didáticas online de engenharia de software

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPedrosa, Daniela-
Autor(es): dc.creatorCravino, José-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Leonel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:17:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:17:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12731-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.iacervo.com/uab/book_ileio/944745-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12731-
Descrição: dc.descriptionA abordagem e-SimProgramming surge da preocupação com a complexidade do ensino de engenharia de software, onde se requer que os estudantes desenvolvam sinergicamente conhecimentos técnicos avançados e competências cognitivas e comportamentais avançadas. É um desafio de aprendizagem que surge numa fase de transição, em que os estudantes transitam de um nível inicial de competências de programação para um nível de proficiência, mais contribuindo para a complexidade deste contexto. Baseia-se esta abordagem em quatro fundamentos conceptuais: (1) Aprendizagem imersiva (2) Autorregulação da aprendizagem (3) Corregulação da aprendizagem e (4) Avaliação formativa. Nela, os estudantes desenvolvem em equipa as atividades, em imersão num ambiente empresarial simulado. Através de narrativas, os estudantes são desafiados a desenvolver um projeto. Nele deparam-se com dilemas e dificuldades que requerem capacidade de pensamento abstrato, além de desenvolverem competências de trabalho em equipa valorizadas pelo mercado laboral, onde o trabalho de programação é geralmente feito em equipas de maior ou menor dimensão. Através de estratégias pedagógicas que ativamente apoiam os estudantes a desenvolver competências de autorregulação e corregulação das suas aprendizagens, são apoiados neste processo e contexto complexos. A abordagem e-SimProgramming assume ainda a necessidade de apoio do estudante através de técnicas de acompanhamento, monitorização e de intervenção por parte do docente no processo de ensino e de aprendizagem de forma regular e em momentos cruciais. Este apoio assume caráter formativo, motivacional ou apoio geral ao estudante. Estes fundamentos da abordagem e-SimProgramming são colocados em prática através de várias dimensões que são explanadas e exemplificadas ao longo do livro, começando pelos conceitos teóricos, passando à planificação pedagógica e à conceção de atividades e materiais, desaguando depois nas planificação e execução das práticas de acompanhamento e intervenção docente, com painéis de instrumentos de apoio, que são apresentados em versões mais e menos elaboradas, conforme a disponibilidade de cada docente para a sua produção.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Relação: dc.relationhttps://resellers.euebooks.com/uab/book/e-simprogramming-planificar-conceber-e-acompanhar-atividades-didaticas-online-de-engenharia-de-software/H0K8YX-
Relação: dc.relationhttps://resellers.euebooks.com/uab/book/e-simprogramming-planificar-conceber-e-acompanhar-atividades-didaticas-online-de-engenharia-de-software/H0K8YX-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de software-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem imersiva-
Título: dc.titlee-SimProgramming: planificar, conceber e acompanhar atividades didáticas online de engenharia de software-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.