
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Seara, Isabel | - |
| Autor(es): dc.creator | Soares, Liliana Isabel da Cunha | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:44:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:44:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12703 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12703 | - |
| Descrição: dc.description | Nos dias de hoje, possuir proficiência em mais do que uma língua estrangeira é um imperativo que configura para qualquer locutor uma vantagem competitiva a nível económico, social, profissional e também cultural. A crescente procura pela aprendizagem de português como língua estrangeira por terras do oriente tem o seu exponente na China, país que tem assistido a um elevado crescimento no número de alunos nos últimos 10 anos. Todavia, este crescimento exponencial nem sempre é acompanhado pelo aumento de professores qualificados para tal docência, o que se reflete no surgimento de algumas dificuldades por parte dos aprendentes, especialmente numa aprendizagem consistente em níveis mais elevados. Um elemento diferenciador aquando da entrada no mercado de trabalho, bem como no acesso a mestrados em Portugal, é a obtenção com sucesso do certificado de nível B2 do exame CAPLE (Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira), de nomenclatura exame DIPLE (Diploma intermédio de Português Língua Estrangeira). Dadas as condições apresentadas, este projeto pretende apresentar algumas soluções que permitam colmatar as dificuldades encontradas na aprendizagem da escrita em níveis mais avançados e ajudar a preparar aprendentes para a obtenção do certificado de proficiência de língua portuguesa. Convocando os princípios metodológicos da Sala de Aula Invertida e do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas, conjugados com o ensino online, o presente trabalho propõe-se desenvolver uma sequência didática para aprendizagem da sequência prototípica da carta de reclamação, com foco nas estruturas argumentativas, com o propósito de preparar os aprendentes para a componente escrita da certificação. | - |
| Descrição: dc.description | Nowadays, having proficiency in more than one foreign language is an imperative that gives any person a competitive advantage in economic, social, professional and cultural terms. The growing demand for learning Portuguese as a foreign language in eastern lands has its exponent in China, a country that has witnessed a high growth in the number of students in the last 10 years. However, this exponential growth is not always accompanied by an increase in teachers prepared for such teaching, which is reflected in the emergence of some difficulties on the part of learners, especially in consistent learning at higher levels. A differentiating element when entering the labor market as well as in accessing postgraduate studies in Portugal is the successful attainment of the certificate at level B2 of the CAPLE (Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira) exam, referred as DIPLE exam (Diploma Intermédio de Português Língua Estrangeira). Considering the conditions, this project aims to present some solutions that can overcome the difficulties encountered in learning writing at more advanced levels and help prepare learners to obtain the Portuguese Language Proficiency Certificate. Invoking the methodological principles of the Flipped Classroom and Task-Based Language Teaching aggregated with online teaching, the present work proposes to develop a didactic sequence for learning the prototypical sequence of the complaint letter, focusing on argumentative structures, with the purpose of preparing learners for the written component of the certification exam. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nível B2 - Vantagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de línguas baseado em tarefas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula invertida | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Carta de reclamação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Common European Framework of Reference for Languages | - |
| Palavras-chave: dc.subject | B2 level - Advantage | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Task-based language learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inverted classroom | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Complain letter | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Didactical sequence | - |
| Título: dc.title | Não escrevemos como falamos!: concepção de um curso online para o desenvolvimento da competência escrita para preparação para o DIPLE | - |
| Título: dc.title | We dont't write like we speak!: design of an online course for the development of written competence for DIPLE preparation | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: