A estratégia "Prediga-observe-explique" suportada por computador na aprendizagem de conceitos da electricidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Alda-
Autor(es): dc.creatorCaldeira, Fernando José Pires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:53:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:53:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/1266-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1266-
Descrição: dc.descriptionEste estudo parte de um problema que atinge hoje praticamente todos os sistemas de ensino e preocupa a sociedade em geral: os maus resultados obtidos pelos alunos na aprendizagem das Ciências Experimentais. Partindo deste facto, estabelecemos como objectivo principal investigar de que modo a realização de actividades Prediga-Observe-Explique (POE), trabalhando os alunos em pequenos grupos colaborativos (pares) e apoiados por computador, poderia contribuir para a melhoria das aprendizagens do ramo da Física que é a Electricidade. Participaram neste estudo doze alunos de uma turma do 11º ano do curso Tecnológico de Electrotecnia e Electrónica. A investigação assumiu como suporte teórico o Construtivismo, focando particularmente o pensamento de Piaget, Vygotsky e o Movimento de Mudança Conceptual. Para inventariação das concepções alternativas dos alunos e desenvolvimento das actividades recorremos a um programa multimédia que permitiu também recolher dados sobre o trabalho desenvolvido pelos grupos e sobre as conclusões a que chegaram. Os computadores e o trabalho colaborativo mostraram ser um factor motivador no empenhamento dos alunos. Na condução da investigação, atendendo à natureza das questões de pesquisa e à dimensão da amostra, recorremos à metodologia qualitativa/interpretativa e a técnicas diversificadas para a recolha e análise dos dados. Se, por um lado, os resultados permitiram confirmar a influência das concepções alternativas referidas na literatura como um obstáculo às aprendizagens, as estratégias utilizadas com o objectivo de obter a mudança conceptual não parecem contudo ter sido eficientes. Concluímos por isso que há necessidade de fazer mais pesquisas, na procura de estratégias de aprendizagem mais eficazes e fáceis de utilizar na sala de aula. Eventualmente mais demoradas, para que possam acompanhar o desenvolvimento dos alunos ao longo do tempo, e focando também a evolução das suas crenças epistemológicas e estratégias metacognitivas.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino das ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da física-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia da educação-
Palavras-chave: dc.subjectConstrutivismo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino colaborativo-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEletricidade-
Palavras-chave: dc.subjectMétodos de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino assistido por computador-
Título: dc.titleA estratégia "Prediga-observe-explique" suportada por computador na aprendizagem de conceitos da electricidade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.