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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pereira, Alda | - |
Autor(es): dc.creator | Caldeira, Fernando José Pires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T16:53:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T16:53:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/1266 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1266 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo parte de um problema que atinge hoje praticamente todos os sistemas de ensino e preocupa a sociedade em geral: os maus resultados obtidos pelos alunos na aprendizagem das Ciências Experimentais. Partindo deste facto, estabelecemos como objectivo principal investigar de que modo a realização de actividades Prediga-Observe-Explique (POE), trabalhando os alunos em pequenos grupos colaborativos (pares) e apoiados por computador, poderia contribuir para a melhoria das aprendizagens do ramo da Física que é a Electricidade. Participaram neste estudo doze alunos de uma turma do 11º ano do curso Tecnológico de Electrotecnia e Electrónica. A investigação assumiu como suporte teórico o Construtivismo, focando particularmente o pensamento de Piaget, Vygotsky e o Movimento de Mudança Conceptual. Para inventariação das concepções alternativas dos alunos e desenvolvimento das actividades recorremos a um programa multimédia que permitiu também recolher dados sobre o trabalho desenvolvido pelos grupos e sobre as conclusões a que chegaram. Os computadores e o trabalho colaborativo mostraram ser um factor motivador no empenhamento dos alunos. Na condução da investigação, atendendo à natureza das questões de pesquisa e à dimensão da amostra, recorremos à metodologia qualitativa/interpretativa e a técnicas diversificadas para a recolha e análise dos dados. Se, por um lado, os resultados permitiram confirmar a influência das concepções alternativas referidas na literatura como um obstáculo às aprendizagens, as estratégias utilizadas com o objectivo de obter a mudança conceptual não parecem contudo ter sido eficientes. Concluímos por isso que há necessidade de fazer mais pesquisas, na procura de estratégias de aprendizagem mais eficazes e fáceis de utilizar na sala de aula. Eventualmente mais demoradas, para que possam acompanhar o desenvolvimento dos alunos ao longo do tempo, e focando também a evolução das suas crenças epistemológicas e estratégias metacognitivas. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino das ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia da educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construtivismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino colaborativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletricidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino assistido por computador | - |
Título: dc.title | A estratégia "Prediga-observe-explique" suportada por computador na aprendizagem de conceitos da electricidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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