Constrangimentos e oportunidades para a continuidade e sucesso das pessoas ciganas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMagano, Olga-
Autor(es): dc.creatorMendes, Maria Manuela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:08:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:08:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12664-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.4000/configuracoes.3546-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12664-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo analisa-se o impacto de algumas políticas públicas sobre as trajetórias escolares das pessoas ciganas, em situação de vulnerabilidade social e residentes nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Através de uma pesquisa qualitativa foram evidenciados alguns dos fatores chave que permitem compreender a continuidade escolar e sucesso educativo de pessoas ciganas, bem como alguns processos de (re)configuração identitária associados a estes percursos. A continuidade das trajetórias interliga-se com as políticas e programas públicos, mas também com outros fatores explicativos inerentes ao indivíduo, ao tipo de apoio do seu grupo familiar, à presença de figuras de referência,à importância dos pares e fatores institucionais ínsitos ao funcionamento da escola pública.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro de Investigação em Ciências Sociais-
Relação: dc.relationhttps://journals.openedition.org/configuracoes/3546#quotation-
Palavras-chave: dc.subjectCiganos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdades sociais-
Título: dc.titleConstrangimentos e oportunidades para a continuidade e sucesso das pessoas ciganas-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.