Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Mendes, Maria Manuela | - |
Autor(es): dc.creator | Magano, Olga | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:48:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:48:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12660 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1007/978-3-030-52588-0_15 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12660 | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this chapter is to present and discuss the main impacts of Portuguese public policies in the area of education in Portugal, since 25 April 1974. To this end, diversified information was collected, processed and analysed involving legal and other documents about these national policies, especially those of greater impact on Ciganos, in addition to thorough mapping of ongoing projects of local and social support in the Lisbon and Porto metropolitan areas, where the empirical research is being carried out. At a later stage, interviews were held with technical staff, project coordinators and local institutions, as well as Ciganos and their families. The purpose of using various data collection techniques is to capture the reality experienced by Cigano individuals and families, namely patterns of continuity and social change, particularly in the area of education, through triangulation between the discourses of informants and scientific knowledge already consolidated in these matters. We present a critical and reflexive interpretation of the policy orientations and achieved social rights, focusing on narratives of Ciganos, stakeholders and school representatives centred on what has changed in the school trajectories of Ciganos, in terms of continuity, success and permanence in public education. | - |
Descrição: dc.description | The open access publication of this chapter was funded by Portuguese National Funds through the Fundação para a Ciência e a Tecnologia, R&D Unit UIDB/03126/2020. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Springer | - |
Relação: dc.relation | Centre for Research and Studies in Sociology | - |
Relação: dc.relation | https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/978-3-030-52588-0_2.pdf | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciganos/Roma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Families | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portugal | - |
Título: dc.title | Educational situation of Portuguese ciganos: social changes versus social continuities | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: