
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Magano, Olga | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendes, Maria Manuela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12659 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1007/978-3-030-52588-0_9 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12659 | - |
| Descrição: dc.description | The goal of this article is to analyse the impact of specific public policies on the school trajectories of socially vulnerable Ciganos (Gypsies/Roma) who reside/live in the Metropolitan Areas of Lisbon and Porto. Through carrying out qualitative research, the analysis of key factors will allow us to understand the reasons behind school continuity and educational success of Ciganos, as well as the identity (re)configuration processes associated with the education paths of these individuals. We find that trajectories are not only intertwined with public policies and programmes, but also with other explanatory factors inherent to the individual,to the type of support he/she receives from his/her family, the presence of key figures in their lives, and the importance of peers and institutional factors inherent to the way public schools operate. | - |
| Descrição: dc.description | The open access publication of this chapter was funded by Portuguese National Funds through the Fundação para a Ciência e a Tecnologia, R&D Unit UIDB/03126/2020. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Springer | - |
| Relação: dc.relation | Centre for Research and Studies in Sociology | - |
| Relação: dc.relation | https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-030-52588-0_9#citeas | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciganos/Roma | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public policies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social inequalities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portugal | - |
| Título: dc.title | Key factors to educational continuity and success of ciganos in Portugal | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: