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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Carlos Tavares | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Luís Manuel António | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T16:53:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T16:53:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/1264 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1264 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação de Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem apresentado à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | Ao longo dos últimos 20 anos têm sido desenvolvidas iniciativas notáveis para a implementação das TIC em todos os graus de ensino inclusivamente ao nível do normal 1.º Ciclo do Ensino Básico. Há porém ainda significativo constrangimento por parte de professores e alunos, em particular no Ensino do 1.º Ciclo a Adultos, e mais especificamente nos Estabelecimentos Prisionais em que são leccionados os conteúdos programáticos correspondentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico a adultos reclusos, em que as potencialidades das TIC, e em particular dos Recursos Multimédia, podem ser indiscutivelmente eficazes. Neste quadro, cabe uma inventariação e análise da evolução dos processos de alfabetização ao longo das últimas décadas, identificando, a progressiva invenção da palavra e do conceito de literacia e coexistente ligação à imagem. No actual processo de generalização do recurso às TIC, simultaneamente como instrumento de inserção social, através da irradiação do analfabetismo e combate à iliteracia, assumem-se relevantes as tentativas de reinvenção da alfabetização na integração com o processo de literacia e recurso à imagem e à educação visual, tendo em conta não só a elevada percentagem de analfabetismo nacional de adultos (cerca de 7 %) mas também, e em particular no âmbito desta dissertação, ao nível da alfabetização e do relacionamento de adultos reclusos dentro e fora da sala de aula, através de Recursos Multimédia. A presente dissertação, que tem também subjacente um propósito de abordagem da problemática da inserção social, analisa a potencial melhoria da eficiência deste processo, tendo por base os Estabelecimentos Prisionais de Tires (população feminina) e Linhó (população masculina), a partir da relação dos mecanismos da percepção e de aprendizagem com recursos educativos e formativos baseados nas TIC, mais especificamente os ambientes multimédia, procurando estabelecer metodologias e recomendações na implementação e uso das TIC para este segmento populacional. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analfabetismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais multimédia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação artística | - |
Título: dc.title | Recursos multimédia na alfabetização, literacia e inserção social | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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