Recursos multimédia na alfabetização, literacia e inserção social

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Autor(es): dc.contributorRibeiro, Carlos Tavares-
Autor(es): dc.creatorDias, Luís Manuel António-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:53:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:53:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/1264-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1264-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem apresentado à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionAo longo dos últimos 20 anos têm sido desenvolvidas iniciativas notáveis para a implementação das TIC em todos os graus de ensino inclusivamente ao nível do normal 1.º Ciclo do Ensino Básico. Há porém ainda significativo constrangimento por parte de professores e alunos, em particular no Ensino do 1.º Ciclo a Adultos, e mais especificamente nos Estabelecimentos Prisionais em que são leccionados os conteúdos programáticos correspondentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico a adultos reclusos, em que as potencialidades das TIC, e em particular dos Recursos Multimédia, podem ser indiscutivelmente eficazes. Neste quadro, cabe uma inventariação e análise da evolução dos processos de alfabetização ao longo das últimas décadas, identificando, a progressiva invenção da palavra e do conceito de literacia e coexistente ligação à imagem. No actual processo de generalização do recurso às TIC, simultaneamente como instrumento de inserção social, através da irradiação do analfabetismo e combate à iliteracia, assumem-se relevantes as tentativas de reinvenção da alfabetização na integração com o processo de literacia e recurso à imagem e à educação visual, tendo em conta não só a elevada percentagem de analfabetismo nacional de adultos (cerca de 7 %) mas também, e em particular no âmbito desta dissertação, ao nível da alfabetização e do relacionamento de adultos reclusos dentro e fora da sala de aula, através de Recursos Multimédia. A presente dissertação, que tem também subjacente um propósito de abordagem da problemática da inserção social, analisa a potencial melhoria da eficiência deste processo, tendo por base os Estabelecimentos Prisionais de Tires (população feminina) e Linhó (população masculina), a partir da relação dos mecanismos da percepção e de aprendizagem com recursos educativos e formativos baseados nas TIC, mais especificamente os ambientes multimédia, procurando estabelecer metodologias e recomendações na implementação e uso das TIC para este segmento populacional.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAnalfabetismo-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectMateriais multimédia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação artística-
Título: dc.titleRecursos multimédia na alfabetização, literacia e inserção social-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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