Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Sequeira, Rosa Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12589 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12589 | - |
Descrição: dc.description | This essay aims to demonstrate the potential of literary text for promoting intercultural communicative competence in foreign language teaching. While literary education is often considered irrelevant nowadays, intercultural competence (or plurilingual and pluricultural competence, as it is described in the Common European Framework of Reference for Languages - CEFR) is the organizing principle of language curricula. However, the reading of literature presupposes the same kind of skills involved in intercultural competence, the same dialogic strategy, the same openness to alterity, the same tolerance of indetermination. Critical intercultural awareness is more than just the action-oriented approach seen in the CEFR; it is something that presupposes the ability to deal with more complex demands while maintaining a creative strength that should not be underestimated by any teaching. Literature - that intercultural text, par excellence – constitutes a useful methodological resource for intercultural competence that involve on-line communication, as well as new information and communication technologies. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | ATEE | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intercultural competence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literary education | - |
Título: dc.title | Intercultural communicative competence and literary education in foreign language teaching | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: