Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ingavélez Guerra, Paola Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Robles-Bykbaev, Vladimir | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, António | - |
Autor(es): dc.creator | Oton Tortosa, Salvador | - |
Autor(es): dc.creator | Hilera, Jose | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12572 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12572 | - |
Descrição: dc.description | The review of state of the art on creating and managing learning resources and accessible Open Educational Resources (OER) and Massive Open Online Courses (MOOC) is a topic that cannot only consider formal literature. The evidence and lack of a measurement consensus require the inclusion of contextual information, corroborating scientific results with practical experiences. For this reason, this article presents a review of accessibility models, OER and MOOC, considering the gray literature to capture experiences and trying to establish a shared understanding of the terminology commonly used in research on virtual accessibility and its impact on higher education. The bibliographic review relies on analyzing articles and scientific publications related to the topic following the Multivocal Literature Review (MLR) format. The results of this review establish that it is possible to apply accessibility review methodologies with transversal actions in the creation and management of learning resources and MOOCs. The research is related to one of the seventeen sustainable development goals defined by the United Nations to ensure inclusive and equitable quality education and promote lifelong learning opportunities for all. | - |
Descrição: dc.description | This research work has been co-funded by the Erasmus+ Programme of the European Union, project EduTech (609785-EPP-1-2019-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP). | - |
Descrição: dc.description | 609785-EPP-1-2019-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | MDPI, Basel | - |
Relação: dc.relation | https://www.mdpi.com/2071-1050/14/6/3340 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accessibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | MOOC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disability | - |
Palavras-chave: dc.subject | E-learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multivocal literature review | - |
Título: dc.title | Accessibility challenges in OER and MOOC: MLR analysis considering the pandemic years | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: