Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pérez-Sanagustín, Mar | - |
Autor(es): dc.creator | Kotorov, Iouri | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, António | - |
Autor(es): dc.creator | Mansilla, Maria Fernanda | - |
Autor(es): dc.creator | Broisin, Julien | - |
Autor(es): dc.creator | Alario-Hoyos, Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Jerez, Oscar | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Maria do Carmo Teixeira | - |
Autor(es): dc.creator | García, Bonni | - |
Autor(es): dc.creator | Delgado Kloos, Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Morales, Miguel | - |
Autor(es): dc.creator | Solarte, Mario | - |
Autor(es): dc.creator | Oliva-Córdova, Luis Magdiel | - |
Autor(es): dc.creator | Gonzalez Lopez, Astrid Helena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12571 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12571 | - |
Descrição: dc.description | During the COVID-19 pandemic, most Higher Education Institutions (HEIs) across the globe moved towards “emergency online education”, experiencing a metamorphosis that advanced their capacities and competencies as never before. Teaching and Learning Centers (TLCs), the internal units that promote sustainable transformations, can play a key role in making this metamorphosis last. Existing models for TLCs have defined the competencies that they could help develop, focusing on teachers’, students’, and managers’ development, but have mislead aspects such as leadership, organizational processes, and infrastructures. This paper evaluates the PROF-XXI framework, which offers a holistic perspective on the competencies that TLCs should develop for supporting deep and sustainable transformations of HEIs. The framework was evaluated with 83 participants from four Latin American institutions and used for analyzing the transformation of their teaching and learning practices during the pandemic lockdown. The result of the analysis shows that the PROF-XXI framework was useful for identifying the teaching and learning competencies addressed by the institutions, their deficiencies, and their strategic changes. Specifically, this study shows that most institutions counted with training plans for teachers before this period, mainly in the competencies of digital technologies and pedagogical quality, but that other initiatives were created to reinforce them, including students’ support actions. | - |
Descrição: dc.description | The authors acknowledge PROF-XXI, which is an Erasmus+ Capacity Building in the Field of Higher Education project funded by the European Commission (609767-EPP-1-2019-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP). | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | MDPI | - |
Relação: dc.relation | https://www.mdpi.com/2079-9292/11/3/413 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching learning center (TLC) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemic | - |
Título: dc.title | A competency framework for teaching and learning innovation centers for the 21st Century: anticipating the post-COVID-19 age | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: