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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Vasconcelos, Ana Isabel | - |
Autor(es): dc.contributor | Barrulas, Joaquina | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Vespertina do Futuro Saúde Carvalho de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T16:53:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T16:53:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/1256 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1256 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | Para compreender a problemática de gestão e desenvolvimento das colecções de bibliotecas escolares, começámos por fazer um enquadramento teórico dos conceitos biblioteconómicos envolvidos, revendo o que diz a literatura da especialidade sobre selecção e aquisição de materiais, visibilidade da colecção, conservação e manutenção de materiais, questões éticas e de censura e, finalmente, avaliação da colecção e da política documental. Este estudo pretendeu descrever e explicar como foram constituídas e estão a ser geridas as colecções de bibliotecas de doze Escolas Básicas e nove Escolas Secundárias que colaboraram connosco, num total de 21 escolas da Área Pedagógica 9 (Queluz – Sintra). Visou, além disso, averiguar como estão estas escolas a preparar-se para os desafios que o ambiente digital coloca às colecções das bibliotecas escolares. O estudo empírico realizado adoptou um paradigma misto, com predominância qualitativa, seguindo a concepção do estudo de caso, na variante de caso “embebido” ou “encaixado”. Os instrumentos que usámos para recolha de dados foram o inquérito por questionário, a entrevista e a observação directa. Esta investigação centrou-se em quatro questões e foi concretizada através de um trabalho de campo que contou com a colaboração dos professores coordenadores das bibliotecas das escolas acima referidas. Para nortear o trabalho de investigação que empreendemos, elegemos o caminho apontado por Patton: tornar evidente o que já é óbvio, questionar o que parece óbvio e revelar o oculto. As conclusões a que chegámos confirmaram, em grande parte, as hipóteses de investigação que inicialmente tínhamos formulado: na actual situação institucional das bibliotecas escolares, a gestão das colecções limita-se a dar resposta a solicitações pontuais de aquisição de documentos, apresentadas pelos professores curriculares, não tendo sido alterado – na maioria dos casos – o modelo de gestão e desenvolvimento das colecções pelo facto de as bibliotecas escolares terem entrado no Programa da Rede de Bibliotecas Escolares, ainda que os professores coordenadores das bibliotecas escolares valorizem a existência de um plano de desenvolvimento da colecção para uma eficaz gestão e desenvolvimento das colecções. Concluímos também que, na actual situação das escolas, as bibliotecas escolares não estão preparadas para os desafios que o paradigma digital lhes coloca. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informação/bibliotecas,papel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hábitos de leitura | - |
Título: dc.title | Problemática de gestão e desenvolvimento de colecções de bibliotecas escolares em rede : desafios emergentes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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