
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tavares, Mirian Nogueira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gomes, José Alberto | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Maria Luiza Alves Rocha Cirne | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:49:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:49:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12556 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12556 | - |
| Descrição: dc.description | A inovação tecnológica presente na sociedade atual possibilita a ampliação de modernos recursos para aprendizagem escolar. Nos últimos anos, a utilização de aplicativos adquiriu grande importância no contexto educacional, importância essa que foi ampliada devido ao isolamento social em tempo de pandemia do Covid-19, sendo destacado no ensino remoto. A interação com esses aplicativos propôs desafios e visibilidades para os processos de ensino e aprendizagem em música. O presente estudo relata uma investigação realizada no contexto da educação, e objetivou contribuir, como mais um recurso tecnológico, para o conhecimento dos elementos musicais na disciplina Educação Musical no ensino fundamental 1 da educação básica em uma unidade pública de ensino no Brasil através da aplicabilidade e avaliação do aplicativo Percepções Sonoras. A motivação para essa pesquisa ocorreu, principalmente, devido ao desenvolvimento do aplicativo Percepções Sonoras simultaneamente com a utilização dos celulares que, atualmente, vêm sendo mais acessíveis e imperiosos no que tange às suas possíveis capacidades pedagógicas intensificadas na pandemia. Este trabalho constitui um estudo descritivo, com uma metodologia qualiquantitativa. Diante dos resultados desse estudo foi possível comprovar que os estudantes utilizam e valorizam aplicativos e que Percepções Sonoras efetiva condições para sua utilização, resultando positivamente na aprendizagem musical. Percebe-se que a inserção do novo recurso digital é um acréscimo acessível que trará contribuições para a área. | - |
| Descrição: dc.description | The technological innovation present in today's society makes it possible to expand modern resources for school learning. In the last few years, the use of applications has acquired great importance in the educational context, which was expanded due to the social isolation in the time of the Covid-19 pandemic, being highlighted in remote education. The interaction with these a proposed challenges and visibility for the teaching and learning processes in music. The present study reports an investigation carried out in the context of education, and aimed to contribute as, one more technological resource, for the knowledge of musical elements in the subject Musical Education in elementary education 1 of basic education in a public teaching unit in Brazil through of the applicability and evaluation of the Sound Perceptions application. The motivation for this research occurred mainly due to the development of the Sound Perceptions application simultaneously with the use of mobile cell phones, which, currently, has been more accessible and imperative with regard to their possible pedagogical capacities intensified in the pandemic. a qualitative and quantitative methodology. Given the results of this study, it was possible to prove that students use and value applications and that the Sound Perceptions effectively conditions its use, resulting positively in musical learning. It is noticed that the insertion of the new digital resource is an accessible addition that will bring contributions to the area. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino público | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Music | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public school | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Applications | - |
| Título: dc.title | Implementação do aplicativo percepções sonoras: desafios e possibilidades dos softwares musicais no ensino fundamental | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: