Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Luís Carlos Pimenta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:27:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:27:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12547 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12547 | - |
Descrição: dc.description | Cette étude se propose d'observer des représentations des conditions de vie et de travail d'instituteurs aux xlxe et xxe siècles, telles qu'elles apparaissent dans des fictions et dans des récits auto¬biographiques. Elle s'intéresse tout particulièrement à la plus ou moins grande contiguïté des différents espaces au sein de la maison d'école, salle de classe et logement, qui renvoie à la frontière sou¬vent ténue qui sépare temps contraint, temps de loisir et temps physiologique. Habitant l'école au sens littéral et métaphorique, l'instituteur est ainsi simultanément chez lui dans la salle de classe et travaille à domicile en préparant ses cours et en corrigeant des devoirs. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | fr | - |
Publicador: dc.publisher | Presses Universitaires Blaise-Pascal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura francesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lugares de residência e de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memórias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino primário em França (séc. XIX-XXI) | - |
Título: dc.title | Habiter l’école: l’instituteur dans la fiction et les livres de mémoire (XIXe-XXIe siècles) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: