Contextos virtuais na aprendizagem da informática: um estudo na área de redes de computadores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCardoso, Vitor-
Autor(es): dc.creatorSelombo, Tomás Francisco Lucas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:54:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:54:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12507-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12507-
Descrição: dc.descriptionA prática da lecionação da disciplina de Redes de Computadores tem revelado algumas dificuldades sentidas pelos estudantes dos cursos de Engenharia Informática e afins. Nota-se uma gritante falta de motivação e baixo aproveitamento. Apontam-se como motivos, a falta de laboratórios especializados, o nível de abstração e pensamento lógico que determinados conteúdos da referida disciplina exigem, essencialmente em temas que visam, para além dos conhecimentos teóricos, também desenvolver competências práticas. A presente proposta teve como objetivo responder a estes desafios pela via da conceção de contextos virtuais em 2D/3D para a aprendizagem de redes de computadores, focando-se no tema do Encaminhamento IP. Para tal, criouse, com recurso ao Unity 3D um jogo sobre a pilha de protocolos da arquitetura TCP/IP; um outro jogo sobre endereçamento IP, utilizando o recurso quizventure do Moodle; e um protótipo de um mundo virtual 3D sobre encaminhamento IP. O desempenho dos participantes durante a realização de atividades no Moodle, bem como a avaliação por eles feita aos contextos virtuais, levaram-nos a concluir que os contextos virtuais podem ser utilizados para minimizar a complexidade de alguns conteúdos e como alternativa à carência de laboratórios de especialidade.-
Descrição: dc.descriptionComputer networks subject teaching pratice has revealed some difficulties felt by Computer Science courses students and related courses. There is a glaring lack of motivation and low achievement. The reasons for this are the lack of specialized laboratories, the level of abstraction and logical thinking that certain contents require, essentially in issues that aim, in addition to theoretical knowledge, also to develop practical skills. The present proposal aimed to respond to these challenges through 2D/3D virtual contexts design, for learning computer networks and focusing on IP Routing topic. To achieve this, was created a game based on the TCP/IP architecture protocols stack, in Unity 3D; another game about IP addressing using Moodle's quizventure feature and a prototype of a 3D virtual world about IP routing issue, also in unity 3D. Participants performance during activities in Moodle, as well as their assessment of virtual contexts, led us to conclude that games and virtual reality can be used to minimize the complexity of some contents in computer networks area and as an alternative to the lack of specialty laboratories.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Palavras-chave: dc.subjectMundos virtuais-
Palavras-chave: dc.subject3D-
Palavras-chave: dc.subjectRealidades virtuais-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade aumentada-
Palavras-chave: dc.subjectGamificação-
Palavras-chave: dc.subjectRedes de computadores-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratórios virtuais-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual words-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual reality-
Palavras-chave: dc.subjectAugmented reality-
Palavras-chave: dc.subjectGamification-
Palavras-chave: dc.subjectComputer networks learning-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual labs-
Título: dc.titleContextos virtuais na aprendizagem da informática: um estudo na área de redes de computadores-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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