Alterações geradas pela avaliação externa de escolas: estudo de caso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTomás, Ana-
Autor(es): dc.creatorHenriques, Susana-
Autor(es): dc.creatorAbelha, Marta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:54:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:54:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/12504-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12504-
Descrição: dc.descriptionAvaliar a organização escolar de forma sistemática é um procedimento relativamente recente que procura garantir a qualidade de todo o sistema educativo, capacitando-o para dar resposta a uma sociedade em constante transformação. O presente texto integra-se no âmbito do mestrado em Administração e Gestão Educacional da Universidade Aberta. O trabalho aqui apresentado foi tido como ponto de partida para uma investigação mais profunda em curso, centrada na avaliação externa de escolas e na sua relação com a autoavaliação de um agrupamento de escolas do Algarve. Enquadrado no paradigma qualitativo, e realizando uma análise exploratória da informação disponível nas páginas das escolas do Algarve acessíveis na internet, foi definido como objetivo analisar a informação sobre a autoavaliação aí disponível. A presente investigação permitiu elencar um conjunto de informações que são divulgadas pelas escolas nas suas páginas web. No entanto, de acordo com a análise às referidas páginas, dos 40 agrupamentos de escolas do Algarve, a divulgação dos procedimentos de autoavaliação revela-se incompleta ou inexistente, na maior parte dos casos. Os resultados surpreendem na medida em que trata de procedimentos, os de autoavaliação e de avaliação externa de escolas, que se encontram regulamentados há mais de vinte anos, desde a publicação da Lei nº 31/2002, de 20 de dezembro.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/30410/2017.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora-
Relação: dc.relationMechanisms of school and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools, in Portugal-
Palavras-chave: dc.subjectAutoavaliação-
Palavras-chave: dc.subjectPáginas web-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas do Algarve-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação externa de escolas-
Título: dc.titleAlterações geradas pela avaliação externa de escolas: estudo de caso-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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