Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Mouraz, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Daniela | - |
Autor(es): dc.creator | Torres, Ana Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:20:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:20:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12452 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12452 | - |
Descrição: dc.description | Peer observation of teaching has for long been defended as a valuable device of professional and institutional development in higher education, but is almost unexplored at primary- and secondary-level schools. This paper introduces a model for multidisciplinary peer observation of teaching that has been developed and implemented in a professional development programme in two Portuguese school clusters of basic and secondary education in collaboration with its teachers. After four years of developing the programme in these school clusters, a case study was conducted through a qualitative analysis of observation guides completed throughout the years (N = 563) to identify perceived effects of participating in the programme for both teacher professional development and reflective practices. The programme emerged as a powerful initiative to foster teacher collaboration, innovation, and reflection for improving practices. Implications related to current national curriculum and educational policies are discussed. | - |
Descrição: dc.description | Ana Cristina Torres é financiada pela Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BPD/108950/2015) e pelo Centro de Investigação e Intervenção em Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal (UID/CED/00167/2019; UIDB/00167/2020). | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Taylor and Francis | - |
Relação: dc.relation | U.Porto - Centre for Research and Intervention in Education | - |
Relação: dc.relation | Centre for Research and Intervention in Education | - |
Relação: dc.relation | TRANSIÇÕES DE ESTUDANTES – VOZES DE ESTUDANTES SOBRE O CURRÍCULO E O TRABALHO CURRICULAR NAS ESCOLAS EM DOIS SISTEMAS EDUCATIVOS | - |
Relação: dc.relation | https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/14623943.2022.2130225 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Peer observation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classroom observation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feedback | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational improvement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher collaboration | - |
Título: dc.title | Effects of a model for multidisciplinary peer observation of teaching in teacher professional development and in nurturing a reflective school | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: