Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Veiga, Pedro Alves da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:54:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:54:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/12447 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/12447 | - |
Descrição: dc.description | This article aims at establishing the foundations for a/r/cography as an “art and communication”-based research methodology, inspired by a/r/tography yet more encompassing, and particularly suitable for the digital art world. As part of the larger family of practice-based research methodologies, a/r/tography presents various ways through which it can be explored, but since it is aimed at the arts and education, its scope is forcibly hampered by the fact that not all researchers and art practitioners are necessarily teachers. However, since most of its underlying principles can be extended for non-teachers, thus arose the idea to propose a methodology that would retain ontological, epistemological and methodological assumptions, but would expand beyond the limitations imposed by the role of the teacher. This extension is called a/r/cography and is structured upon the interchangeable roles of artist, researcher and communicator, as being intrinsic to the underlying living inquiry processes. Furthermore, this proposal is supported by the author’s own experience from a/r/cographic processes in the creation, exhibition and communication of digital artworks. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | ACM - Association for Computing Machinery - Digital Library | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital media art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | A/r/tography | - |
Título: dc.title | A/r/cography: art, research and communication | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: